9 Ferramentas Visuais para Reunir Requisitos para o seu Software

Reunir os requisitos pode parecer muito trabalho, a menos que você tenha as ferramentas certas à mão.

Neste post vamos discutir várias técnicas de levantamento de requisitos que você pode usar durante o planejamento e desenvolvimento de software. Estas ferramentas vão ajudá-lo a tornar os seus documentos de requisitos mais fáceis de ler.

De forma alguma estas técnicas de reunião de requisitos estão restritas ao desenvolvimento de software. Você pode usar essas ferramentas em qualquer outro projeto para tornar a coleta de requisitos o mais fácil possível.

O que é a Reunião de Requisitos

A reunião de requisitos é uma parte crucial de qualquer projeto, grande ou pequeno. É essencial para compreender e satisfazer as necessidades dos clientes.

O processo de coleta de requisitos inclui a identificação e documentação dos requisitos necessários dos clientes, utilizadores, partes interessadas, etc., relacionados com o projeto. Este conhecimento será utilizado para desenvolver soluções sob a forma de produtos, serviços, software, etc.

Os métodos usados para recolher estes dados podem incluir técnicas como entrevistas, brainstorming, grupos focais, questionários, etc.

Técnicas de Reunião de Requisitos para o Desenvolvimento de Software

As seguintes ferramentas de levantamento de requisitos podem ser usadas para facilitar os métodos mencionados acima ou podem ser usadas por conta própria como técnicas de reunião de requisitos.

Mapeamento de histórico de usuários

O mapeamento do histórico do usuário é uma técnica utilizada para identificar e compreender os requisitos dos usuários finais. Ele ajuda as equipes de desenvolvimento a priorizar seu trabalho com base no que irá ajudar a criar uma grande experiência para o usuário.

Usando um mapa da histórico do usuário, você pode delinear como um usuário interage com seu software (ou produto, serviço, website, etc.), ou a viagem do usuário através do seu produto.

Ao fazer isso, você será capaz de identificar quais passos beneficiam mais os seus usuários e priorizar a construção de recursos que agregarão mais valor à sua experiência.

Como criar um mapa da histórico do usuário

Passo 1: Reúna uma equipe multifuncional de funcionários envolvidos no desenvolvimento do produto.

Passo 2: Identifique seus usuários, seus objetivos, necessidades, etc. com a ajuda de um perfil de cliente. Analise os dados coletados para especificar os problemas do seu usuário. Pense em como o seu produto pode resolver estes problemas.

Passo 3: Identifique as atividades que os seus usuários fazem enquanto utilizam o seu produto. Estas serão as histórias ou temas colocados no topo do seu mapa de histórico de cliente. Você pode usar o recurso de colaboração em tempo real do Creately para que sua equipe trabalhe em conjunto na decomposição dessas atividades em históricos de usuários menores. Coloque estas histórias verticalmente no mapa com as mais importantes no topo.

Passo 4: Esboce como os usuários fluem através do produto da esquerda para a direita no seu mapa da histórico do usuário. Se houver vários usuários, crie cenários diferentes para cada um.

Passo 5: Destaque as histórias que são importantes para criar uma experiência de usuário maior. Em seguida, identifique as dependências, requisitos técnicos, gargalos que podem afetar o trabalho que você tem que fazer. Certifique-se de que você tem soluções para superar esses problemas antes de planejar seu trabalho.

Modelo de Mapeamento de Histórias de Usuários - técnicas de levantamento de requisitos
Modelo de Mapeamento de Histórias de Usuários

Uma ferramenta similar que você pode usar para delinear e analisar a viagem do seu usuário é o mapa de viagem do cliente.

Use Diagramas de Casos

Use diagramas de caso para visualizar a interação entre o usuário e o sistema, ou seja, as ações do usuário e as respostas do sistema. Ajuda a manter o foco nos requisitos do usuário final durante todo o desenvolvimento do sistema.

Confira nosso Tutorial de Diagrama de Caso de Uso para aprender como desenhar um.

Exemplo de um diagrama de caso de uso
Clique no modelo para editá-lo online

Diagramas Sequenciais

Outro tipo de diagrama UML ue pode servir como uma técnica de levantamento de requisitos é o diagrama de seqüência.

Um diagrama de sequência ilustra como as diferentes partes de um sistema interagem entre si para realizar uma função e a ordem em que as interações ocorrem quando um determinado caso de uso é executado.

Aprenda tudo sobre diagramas de sequência e como desenhar um com o nosso Tutorial de Diagramas de Sequência.

Wireframes e Maquetes UI

Wireframes

Wireframes  fornecem um plano da interface de um website ou aplicativo visualizando sua navegação e layout. Ajuda a entender como o aplicativo ou site funcionará e identifica se há algum erro no design.

Usando um modelo de wireframe como o abaixo, você e sua equipe podem entender como seu sistema funciona.

Exemplo de uma simulação de Wireframe
Clique no modelo para editá-lo online

Maquete UI

Uma versão mais gráfica e desdobrada da wireframe é a maquete da UI. Ele não só o ajudará a ter uma ideia de como funciona a sua aplicação, mas também de como ela vai ser.

Com a ferramenta de maquete UI do Creately você pode adicionar links para os elementos do diagrama tornando-o navegável, então quando você clica em um botão ele o levará para a página relevante. Isto irá ajudá-lo a dar sentido à experiência do usuário do site.

Mapas e Fluxogramas de Processo

Os mapas e fluxogramas de processo dão uma representação simplificada de um processo. Se você quiser mapear seus processos de negócios, fluxos de usuários, ou mesmo entender e explicar seu processo de levantamento de requisitos, mapas de processos e fluxogramas podem ser de grande ajuda.

Você pode usá-lo para:

  • Compreender o sistema existente (com um mapa do estado atual) e como o sistema mudará uma vez que uma solução tenha sido aplicada (com um mapa do estado futuro)
  • Explicar como aplicar a nova solução
  • Mapear as tarefas e etapas do projeto (adicionar também informações adicionais como proprietários de tarefas ou departamentos com pistas de natação)
  • Identificar as lacunas e bloqueios nos seus processos e encontrar soluções

Aqui está o nosso Tutorial de Fluxograma para entender como desenhar e usar um.

Exemplo de um fluxograma de processo
Clique no modelo para editá-lo online

Mapas Mentais

Ao reunir os requisitos, as sessões de brainstorming individuais e em grupo são feitas com frequência. Você pode usar mapas mentais para capturar suas ideias, organizá-las, categorizá-las e desenvolvê-las ainda mais usando mapas mentais.

Exemplo de um modelo de mapa mental
Clique no modelo para editá-lo online

Aqui estão mais técnicas de brainstorming visual que você pode usar para a geração mais rápida de ideias.

Diagramas de Contexto do Sistema

Diagramas de contexto é uma das técnicas de levantamento de requisitos de software que você deve usar logo no início do processo.

Os diagramas de contexto do sistema dão uma visão de alto nível do sistema em seu ambiente e como ele interage com entidades externas, tais como usuários, outros sistemas, etc.

Exemplo de um Diagrama de Contexto
Clique no modelo para editá-lo online

9 Ferramentas Visuais para Reunir Requisitos para o Seu Software

Diagramas de Decomposição Funcionais

Um diagrama de decomposição funcional pode ser usado para decompor um sistema com peças menores e mais simples. Isto irá ajudá-lo a ver de perto como o sistema funciona.

Ao quebrar o sistema ou o processo assim, você será capaz de compreender facilmente os requisitos das necessidades.

Exemplo de uma estrutura de decomposição
Clique no modelo para editá-lo online

Mais Técnicas de Reunião de Requisitos?

Estas técnicas de coleta de requisitos são mais fáceis de ler, e a sua natureza visual ajudará a tornar o seu documento de requisitos mais fácil de ler e compreender por qualquer pessoa.

Quer adicionar à nossa lista de técnicas de reunião de requisitos? Diga-nos qual é o seu favorito nos comentários abaixo. 

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

1 × 4 =

Back to top