Tudo o que precisa de saber sobre diagramas de rede: desde símbolos de diagramas de rede até às melhores práticas

Todos nós preferimos gráficos, imagens ou qualquer outro tipo de representação visual em vez de texto simples.

O texto simples não é divertido e não pode reter a nossa atenção por um longo período de tempo. Às vezes, é difícil de entender também. Portanto, é óbvio que é benéfico usar diagramas para mostrar relações ou estruturas complexas.

E, um deles é um diagramas de rede.

Ele não só ajuda a todos na equipe a entender as estruturas, redes e processos; ele também é útil na gestão de projetos, manutenção de estruturas de rede, depuração, etc.

Diagramas de rede demonstram como funciona uma rede. Este guia de diagramas de rede lhe ensinará tudo o que você precisa saber, desde o que é um diagrama de rede até seus símbolos e como fazê-lo.

O Creately oferece ferramentas simples para desenhar diagramas de rede ou pode-se simplesmente selecionar um modelo existente.

O que são Diagramas de Rede?

Como o nome sugere, é uma representação visual de um cluster ou uma pequena estrutura de dispositivos de rede. Ele não só mostra os componentes desta rede, mas também retrata como eles estão interligados.

Embora inicialmente fossem utilizados diagramas de rede para representar os dispositivos, agora também é amplamente utilizado para a gestão de projetos.

Existem dois tipos de Diagramas de Rede

Físicos: Este tipo de diagrama de rede mostra a relação física real entre os dispositivos/componentes que formam a rede.

Lógico: Este tipo de diagrama mostra como os dispositivos se comunicam entre si e a informação flui através da rede. É usado principalmente para representar sub-redes, dispositivos de rede e protocolos de roteamento.

O que são os Símbolos do Diagrama de Rede Utilizados?

Network Diagram Guide - Network Diagram Symbols

Estes são os símbolos comumente usados em um diagrama de rede. No entanto, existem muitos outros símbolos que podem tornar o seu diagrama de rede preciso e claro.

Uma vez selecionado um template de diagrama de rede, a Creately carrega automaticamente os símbolos relevantes para você junto com os nomes abaixo dele para torná-lo simples e rápido.

Isso não é fácil?

Abaixo está a captura de tela do painel Creately e os símbolos são marcados com um círculo vermelho para referência. Tudo que você tem que fazer é arrastar e soltar o símbolo e criar o seu próprio diagrama de rede.

Criar um Diagrama de Rede - Guia de Diagrama de Rede

Termos Aceitos Universalmente

Há algumas definições usadas em diagramas de rede que você deve estar ciente.

Atividade: É uma operação comumente representada por uma seta (para mostrar principalmente as direcções) com um fim, bem como um ponto de partida.

Pode ser de 4 tipos:

Atividade predecessora deve ser concluída antes do início de outra actividade.

Atividade sucessora não pode ser iniciado até que as atividades antes de serem completados. Esta atividade sucessor deve ser em sucessão imediata.

A atividade simultânea deve ser iniciada ao mesmo tempo.

Actividade fictícia não utiliza nenhum recurso, mas retrata a dependência.

Um Evento é retratado por um círculo (também conhecido como um nodo) e denota a conclusão de uma ou mais actividades e o início de novas actividades. Os eventos podem ser classificados em três tipos:

Evento de Merge é onde uma ou mais atividades se conectam com o evento e se fundem.

Evento Burst é onde uma ou mais atividades saem de um evento.

Merge e evento Burst é onde uma ou mais actividades se fundem e explodem simultaneamente.

Diagrama de Rede Termos

O Sequência refere-se à precedência das relações entre dispositivos ou atividades. As seguintes perguntas podem ajudá-lo a descobrir

  • Que trabalho seguirá ou precederá?
  • Que empregos podem correr (ou irão correr) ao mesmo tempo?
  • O que controla o início e o fim?

Quais são os usos dos Diagramas de Rede?

Você pode usar diagramas de rede para múltiplas atividades, incluindo

  • Estruturação da rede residencial ou de escritório
  • Compreensão e resolução de problemas de bugs ou erros
  • Atualize ou atualize uma rede existente.
  • Documentação para integração, comunicação, planejamento, etc.
  • Rastreamento de componentes, dispositivos ou trabalhos
  • Descrever o processo e o passo a ser dado durante a implementação de um projecto

Tipos de Diagramas de Rede

Topologia do barramento

Estas são as mais fáceis de configurar e exigirão um comprimento de cabo menor do que qualquer outra topologia. Os computadores ou rede estão ligados a uma única linha (com dois pontos finais) ou a um backbone. Por isso, também é popularmente conhecida como topologia de linha.

Exemplo de diagrama de rede de topologia de barramento

Enquanto a maior parte da topologia de barramento seria linear, há ainda outra forma de rede de barramento que é chamada “Distributed bus”. Esta topologia de rede conecta diferentes nós a um ponto de transmissão comum e este ponto tem dois ou mais pontos finais para adicionar mais ramos.

A topologia de ônibus é geralmente usada quando você tem uma rede pequena e requer, conectando dispositivos de forma linear. Contudo, se o autocarro (ou a linha) avariar ou tiver um bug, é difícil identificar o problema e resolver os problemas.

Anel

Como o nome sugere, a rede tem a forma de um anel. Cada dispositivo/nó se conecta com exatamente dois outros até se tornar um círculo. A informação é enviada de nó em nó (de forma circular) até chegar ao seu destino.

É fácil adicionar ou remover um nó da topologia do anel, ao contrário da topologia do barramento. No entanto, se algum dos cabos quebrar ou os nós falharem, toda a rede falha.

Exemplo de diagrama de rede de anéis

Estrela

Cada nó é separadamente e individualmente conectado a um hub, formando assim uma estrela. Toda a informação passa pelo hub antes de ser enviada para o destino.

Enquanto a topologia estrela ocupa muito mais cabos do que outros, a falha de qualquer nó não afetará a rede. Não só isto, cada nó pode ser retirado facilmente em caso de qualquer quebra ou falha. No entanto, se o hub falhar, a rede ficará paralisada.

Exemplo de diagrama de rede Star

Malha

Neste tipo de diagrama de rede, cada nó retransmite dados para a rede. Pode ser de dois tipos: Malha completa e Malha parcialmente ligada.

Enquanto cada nó está conectado um ao outro em malha completa; os nós estão conectados uns aos outros com base em seus padrões de interação em uma malha parcialmente conectada.

Exemplo de Diagrama de Rede Mesh

Árvore

É uma combinação de topologia de ônibus e topologia estrela.

Exemplo de Diagrama de Rede em Árvore - Exemplo de Diagrama de Rede

Como Desenhar um Diagrama de Rede

É melhor você começar a mapear o diagrama com um papel e uma caneta. Uma vez que você tenha, você pode ir para qualquer ferramenta de diagramação (como Creately) projetada para este fim.

Como mencionado anteriormente, tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar símbolos, linhas, formas, etc. para retratar as conexões. Você também pode selecionar um dos milhares de modelos que temos em Creately para economizar tempo e esforço.

Escolha a topologia da rede: Dependendo do seu objetivo final, a topologia seria diferente. Os diagramas de rede para uma rede doméstica pessoal são muito mais simples (e, na sua maioria, lineares) em comparação com uma rede de rack ou uma rede VLAN para escritório.

Uma vez que você tenha todos os detalhes das conexões, dispositivos, etc. que deseja, você pode começar com a ferramenta de diagramação.

Com Creately, você pode usar um dos vários modelos de diagramas de rede disponíveis.

Uma vez selecionado um modelo de diagrama;

  • Adicionar equipamento relevante (através da inserção de símbolos): Como mostrado acima, Creately carrega as formas relevantes, ferramentas, setas, etc. Você pode começar inserindo computadores, servidores, roteadores, firewalls, etc. na página.
  • Etiquete os símbolos/dispositivos: Adicione nomes de componentes para maior clareza para qualquer pessoa que queira referi-lo. Se você não quiser adicionar os nomes (porque talvez pareça desordenado), você pode numerá-los e ter um anexo com a descrição de cada elemento.
  • Desenhar Linhas de Ligação: Use linhas e setas direcionais para retratar como cada componente está conectado. Consulte a seção de melhores práticas para entender como as linhas e flechas devem ser desenhadas.

Modelos de Diagramas de Rede

Modelo de Diagrama de Rede de Escritório
Esquema de diagrama da rede de escritórios

Modelo de Diagrama de Rede VLAN Modelo de diagrama de rede VLAN

Modelo de Diagrama de Rede Básico
Esquema Básico de Diagrama de Rede Exemplos de Diferentes Diagramas de Rede

Erros Comuns do Diagrama de Rede

Looping

Como o nome sugere, é uma situação em que você acaba fazendo um loop infinito no diagrama de rede

Looping

Dangling

É uma situação em que um evento é desconectado de outra atividade. Enquanto uma atividade está se fundindo no evento, não há nenhuma atividade que esteja começando ou emergindo desse evento. Portanto, esse evento é destacado da rede.

Dummy

lt Não existe e é imaginário. É usado no diagrama de rede (geralmente representado por uma seta pontilhada) para mostrar a dependência ou conectividade entre duas ou mais atividades.

Por exemplo, A e B são simultâneos. C depende de A; D depende de A e B. Esta relação é mostrada com a ajuda da seta pontilhada.

Dummy

Diagrama de Rede Melhores Práticas

Como é o caso de outros diagramas, os diagramas de rede têm alguns símbolos universalmente aceites. Há algumas outras coisas que você gostaria de fazer para torná-lo mais atraente, talvez.

No entanto, se você estiver planejando usar o diagrama para fins oficiais, apresentação ou exibição, etc., então é sempre melhor ir com símbolos padrão.

Mas, não fiques chateado. Você pode sempre usar os símbolos que quiser, mas certifique-se de dar informações de uma maneira que seja fácil de entender e encontrar.

Mais algumas dicas:

  • Evitar o uso de setas que se cruzam uns aos outros
  • Use setas retas
  • Não representar o tempo com o comprimento das setas
  • Use sempre as setas da esquerda para a direita.
  • Use o mínimo de dummies (use-o para o seu rascunho, se necessário)
  • A rede deve ter apenas um ponto de entrada conhecido como evento inicial e um ponto de emergência que é conhecido como evento final.

Qual é a sua opinião sobre este Guia de Diagramas da Rede?

Espero que este post (preferencialmente, guia!) ajude a criar incríveis diagramas de rede. Eles são brilhantes se você quiser mostrar redes ou processos complicados de uma maneira mais simples.

Se você tiver alguma dúvida sobre como desenhar diagramas de rede ou qualquer sugestão para melhorar este guia, vá em frente e deixe um comentário.

Sobre o Autor

Chhavi Agarwal é uma escritora/blogger de tecnologia e marketing freelancer e co-fundadora da Content Writer Guru. Ela trabalha de perto com empresas B2C/B2B e ajuda a a aumentar sua presença online através da criação de conteúdo. Quando ela não está escrevendo (seu primeiro amor!), ela está viajando pela Índia com todas as suas engenhocas e fedora, documentando suas experiências em Sra. Daaku Studio (um blog de viagens). Você pode se conectar com ela no LinkedIn

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

2 × two =

Back to top