O Guia Fácil de Diagramas de Implantação UML

Os diagramas de implantação são usados para visualizar os processadores/ nós/ dispositivos de um sistema, os links de comunicação entre eles e a colocação de arquivos de software nesse hardware.

Neste tutorial do diagrama de implantação UML, vamos cobrir o que é um diagrama de implantação, notações do diagrama de implantação e como desenhar um. Você pode usar um dos exemplos do diagrama de implantação editável para começar imediatamente.

Se estiver a implementar para a nuvem, pode saltar completamente o UML e usar algo como os nossos modelos de arquitectura AWS para alcançar o mesmo objectivo.

O que é diagrama de implantação

Um diagrama de implantação é um tipo de diagrama UML que mostra a de execução arquitectura de um sistema, incluindo nós, como ambientes de execução de hardware ou software, e o middleware que os conecta.

Os diagramas de implantação são normalmente usados para visualizar o hardware e software físico de um sistema. Usando-o, você pode entender como o sistema será fisicamente implantado no hardware.

Os diagramas de implantação ajudam a modelar a topologia de hardware de um sistema em comparação com outros tipos de diagramas UML que, em sua maioria, esboçam os componentes lógicos de um sistema.

Notas do Diagrama de Implantação

A fim de desenhar um diagrama de implantação, você precisa primeiro se familiarizar com as seguintes notações diagrama de implantação e elementos do diagrama de implantação.

Nodos

Nó - notações do diagrama de implantação

Um nó, representado como um cubo, é uma entidade física que executa um ou mais componentes, subsistemas ou executáveis. Um nó pode ser um hardware ou elemento de software.

Artefatos

Artefatos - notações do diagrama de implantação

Os artefatos são elementos concretos que são causados por um processo de desenvolvimento. Exemplos de artefatos são bibliotecas, arquivo, arquivos de configuração, arquivos executáveis, etc.

Associação de Comunicação

Caminho de comunicação - notas do diagrama de implantação

Isto é representado por uma linha sólida entre dois nós. Mostra o caminho de comunicação entre os nós.

Dispositivos

Dispositivo

Um dispositivo é um nó que é usado para representar um recurso computacional físico em um sistema. Um exemplo de um dispositivo é um servidor de aplicações.

Especificações de Implantação

Especificação de implantação

Especificações de implantação é um arquivo de configuração, como um arquivo de texto ou um documento XML. Ele descreve como um artefato é implantado em um nó.

Como Desenhar um Diagrama de Implantação

Siga os passos simples abaixo para desenhar um diagrama de implantação. Você pode usar os exemplos do diagrama de implantação abaixo para obter um avanço ou usar nossa ferramenta de diagrama UML para começar do início.

Passo 1: Identifique a finalidade do seu diagrama de implantação. E para fazer isso, você precisa identificar os nós e dispositivos dentro do sistema que você estará visualizando com o diagrama.

Passo 2: Descubra as relações entre os nós e os dispositivos. Uma vez que você saiba como eles estão conectados, proceda para adicionar as associações de comunicação ao diagrama.

Passo 3: Identificar que outros elementos como componentes, objetos ativos você precisa adicionar para completar o diagrama.

Passo 4: Adicionar dependências entre componentes e objetos, conforme necessário.

Exemplos de Diagrama de Implantação

Diagrama de implantação para sistema de compras online

 Diagrama de Implantação do Sistema de Compras Online

Diagrama de Implantação para Sistema de Compras Online (Clique no modelo para editar online)

Diagrama de Implantação para Sistema de Gerenciamento de Biblioteca

Diagrama de Implantação para Sistema de Gestão Hospitalar

Diagrama de Implantação para Sistema de Gestão de Hotéis

Compartilhe o Tutorial do Diagrama de Implantação

Neste tutorial de diagrama de implantação, nós cobrimos tudo o que você precisa saber – desde o que é um diagrama de implantação até os elementos do diagrama de implantação – para você mesmo desenhar um diagrama de implantação. Use nossa ferramenta de diagrama UML para recursos poderosos que facilitarão o desenho de diagramas UML.

Na semana passada, publicamos um tutorial abrangente sobre diagramas de componentes e, se você não o viu, confira abaixo com nossos outros tutoriais de diagramas UML.

O Guia Fácil de Diagramas de Componentes

O Guia Fácil para Diagramas de Atividades

O Guia Fácil para Diagramas de Classes

O Guia último para Tutoriais de Diagramas de Seqüências

E não se esqueça de deixar seus pensamentos na seção de comentários abaixo.

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

1 × 2 =

Back to top