O Guia Fácil de Diagramas de Classe UML | Tutorial de Diagramas de Classe

No coração de qualquer sistema orientado a objetos está a etapa de projetar a estrutura de classes – portanto o ditado diz que os diagramas de classes são os mais populares entre os tipos de diagramas UML.

Neste tutorial fácil de diagrama de classes, nós cobrimos as áreas chave que você precisa saber para desenhar diagramas de classes sem nenhuma luta. Desça para baixo para descobrir

Definição de Diagrama de Classe | O que é um Diagrama de Classe?

Um diagrama de classes é um tipo de diagrama UML que descreve um sistema ao visualizar os diferentes tipos de objetos dentro de um sistema e os tipos de relações estáticas que existem entre eles. Também ilustra as operações e atributos das classes.

Eles são normalmente usados para explorar conceitos de domínio, compreender os requisitos de software e descrever projetos detalhados.

Notações de diagrama de classe com exemplos

Há várias notações do diagrama de classes que são usadas ao desenhar diagramas de classes UML. Listamos abaixo as notações de diagrama de classes mais comuns.

Classe

Notação de classe - UML class diagramas de classes

As classes representam os objetos centrais em um sistema. É representado por um rectângulo com até 3 compartimentos.

A primeira mostra o nome da classe, enquanto a do meio mostra os atributos da classe que são as características dos objetos. O inferior lista as operações da classe, o que representa o comportamento da classe.

Classe Simples

Classe Simples

Os dois últimos compartimentos são opcionais. A notação de classe sem os dois últimos compartimentos é chamada de classe simples e contém apenas o nome da classe.

Interface

Notação de interface - tutorial do diagrama de classes

O símbolo de interface nos diagramas de classes indica um conjunto de operações que detalhariam a responsabilidade de uma classe.

Pacote

Pacote O símbolo do pacote é usado para agrupar classes ou interfaces que são semelhantes em natureza ou relacionadas. O agrupamento destes elementos de design usando os símbolos da embalagem melhora a legibilidade do diagrama.

Relacionamentos do Diagrama de Classe

Diagrama de Classes

Para aprender mais sobre os tipos de conector do diagrama de classe e os diferentes relacionamentos entre as classes em detalhes, consulte nosso guia prático sobre relacionamentos do diagrama de classe.

Para uma lista completa de notações de diagrama de classes/símbolos de diagrama de classes, consulte este post.

Como desenhar um diagrama de classes

Os diagramas de classes andam de mãos dadas com o design orientado a objetos. Assim, saber o básico é uma parte fundamental para se poder desenhar bons diagramas de classes.

Quando necessário para descrever a visão estática de um sistema ou suas funcionalidades, você deve desenhar um diagrama de classes. Aqui estão os passos que você precisa seguir para criar um diagrama de classes.

Passo 1: Identificar os nomes das classes

O primeiro passo é identificar os objetos primários do sistema.

Passo 2: Distinguir relações

O próximo passo é determinar como cada uma das classes ou objetos estão relacionados entre si. Cuidado com as semelhanças e abstrações entre eles; isto o ajudará ao agrupá-los ao desenhar o diagrama de classes.

Passo 3: Criar a estrutura

Primeiro, adicione os nomes das classes e ligue-as aos conectores apropriados. É possível adicionar atributos e funções/métodos/operações posteriormente.

Melhores Práticas para Diagramas de Classes

  • Os diagramas de classes podem tender a ficar incoerentes à medida que se expandem e crescem. É melhor evitar criar diagramas grandes e dividi-los em diagramas menores, que podem ser ligados entre si mais tarde. Você pode muito facilmente fazer isso com Creately. Ajuda-o a melhorar a legibilidade dos seus diagramas.
  • Usando a simples notação de classe, você pode criar rapidamente uma síntese de alto nível do seu sistema. Um diagrama detalhado pode ser criado separadamente, conforme necessário, e até mesmo ligado ao primeiro para fácil referência.
  • Quanto mais linhas se sobrepõem nos seus diagramas de classes, mais desordenada se torna. O leitor só vai ficar confuso ao tentar encontrar o caminho. Certifique-se que não há duas linhas que se cruzam.
  • Use cores para agrupar módulos comuns. Cores diferentes em classes diferentes ajudam o leitor a diferenciar entre os vários grupos.

Diagrama de Classe Exemplos / Templates

Classe Diagrama Exemplo 1

Exemplo de um diagrama de classes

Clique no modelo para editá-lo online

Classe Diagrama Exemplo 2

Exemplo de um diagrama de classes

Clique no modelo para editá-lo online

Classe Diagrama Exemplo 3

Diagrama de Classe para o Sistema ATM do Banco

Diagrama de Classe para o Sistema ATM do Banco (Clique no modelo para editar online)

Outros Recursos do Diagrama de Classes

Partilhe os seus pensamentos sobre o Tutorial do Diagrama de Classe

Neste tutorial do diagrama de classes, abordamos o que é um diagrama de classes, notações do diagrama de classes, como desenhar um diagrama de classes e as melhores práticas que você pode seguir ao criar diagramas de classes. Além disso, adicionamos alguns exemplos de diagramas de classes que você pode editar instantaneamente online.

Interessado em aprender sobre outros tipos de diagramas UML?

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

five × five =

Back to top