O Guia Fácil de Diagramas de Componentes

Enquanto outros diagramas UML, que descrevem a funcionalidade de um sistema, diagramas de componentes são usados para modelar os componentes que ajudam a fazer essas funcionalidades.

Neste tutorial de diagrama de componentes, vamos ver o que é um diagrama de componentes, símbolos do diagrama de componentes, e como desenhar um. Você pode usar um exemplo de diagrama de componentes abaixo para obter um início rápido.

O que é um Diagrama de Componentes

Os diagramas de componentes são usados para visualizar a organização dos componentes do sistema e os relacionamentos de dependência entre eles. Eles fornecem uma visão de alto nível dos componentes dentro de um sistema.

Os componentes podem ser um componente de software, como um banco de dados ou interface de usuário; ou um componente de hardware, como um circuito, microchip ou dispositivo; ou uma unidade de negócios, como fornecedor, folha de pagamento ou envio.

Diagramas de componentes

  • São utilizados no desenvolvimento baseado em componentes para descrever sistemas com arquitetura orientada a serviços
  • Mostrar a estrutura do próprio código
  • Pode ser usado para focar na relação entre componentes enquanto esconde detalhes de especificação
  • Ajudar a comunicar e explicar as funções do sistema que está a ser construído às partes interessadas

Símbolos do Diagrama de Componentes

Explicamos abaixo as notações do diagrama de componentes comuns que são usadas para desenhar um diagrama de componentes.

Componente

Existem três maneiras de usar o símbolo do componente.

1) Rectângulo com o estereótipo do componente (o texto <<componente>>). O estereótipo do componente é normalmente utilizado acima do nome do componente para evitar confundir a forma com um ícone de classe.

Estereótipo do componente

2) Rectângulo com o ícone do componente no canto superior direito e o nome do componente.

Componente

3) Retângulo com o ícone do componente e o estereótipo do componente.

Componente

Interface Provided e a Interface Requerida

Interface fornecida e a interface necessária

As interfaces nos diagramas de componentes mostram como os componentes são interligados e interagem entre si. O conector de assembléia permite vincular a interface necessária do componente (representado com um semi-círculo e uma linha sólida) com a interface fornecida (representada com um círculo e uma linha sólida) de outro componente. Isso mostra que um componente está fornecendo o serviço que o outro exige.

Porta

Porto

Porto (representado pelo pequeno quadrado no final de uma interface necessária ou interface fornecida) é usado quando o componente delega as interfaces a uma classe interna.

Dependências

Dependência

Embora você pode mostrar mais detalhes sobre a relação entre dois componentes usando a notação de bola e soquete (interface fornecida e interface necessária), também é possível usar uma seta de dependência para mostrar a relação entre dois componentes.

Como desenhar um diagrama de componentes

Você pode usar um diagrama de componentes quando quiser representar seu sistema como componentes e quiser mostrar suas inter-relações através de interfaces. Ajuda-o a ter uma ideia da implementação do sistema. A seguir estão os passos que você pode seguir ao desenhar um diagrama de componentes.

Passo 1: Descubra a finalidade do diagrama e identifique os artefatos como arquivos, documentos, etc. em seu sistema ou aplicação que você precisa representar em seu diagrama.

Passo 2: Conforme você descobre as relações entre os elementos identificados anteriormente, crie um layout mental de seu diagrama de componentes

Passo 3: Enquanto você desenha o diagrama, adicione os componentes primeiro, agrupando-os dentro de outros componentes como achar melhor

Passo 4: O próximo passo é adicionar outros elementos, como interfaces, classes, objetos, dependências, etc. ao seu diagrama de componentes e completá-lo.

Passo 5: Você pode anexar notas sobre diferentes partes do seu diagrama de componentes para esclarecer certos detalhes a outros.

Exemplos de Diagrama de Componentes

Abaixo estão os modelos de diagramas de componentes para cenários comuns que você pode editar instantaneamente online. Basta clicar no modelo para abri-lo no editor Creately para aplicar as alterações.

Diagrama de Componentes para o Sistema de Gestão de Bibliotecas

Diagrama de Componentes para Sistema de Compras Online

Diagrama de Componentes para Sistema de Compras Online

Diagrama de componentes para sistema de compras online (Clique no modelo para editar online)

Diagrama de componentes para ATM

Diagrama de componentes para ATM

Diagrama de componentes para ATM (Clique no modelo para editar online)

Diagrama de Componentes para Sistema de Gestão Hospitalar

Diagrama de Componentes para Sistema de Gestão Hospitalar

Diagrama de Componentes para Sistema de Gestão Hospitalar (Clique no diagrama para editar online)

Diagrama de componentes para Sistema de Gestão de Estoques

Quais são os seus pensamentos sobre o Tutorial do Diagrama de Componentes

Neste tutorial de diagrama de componentes, nós cobrimos tudo o que você precisa saber sobre diagramas de componentes para desenhar facilmente um. Você pode usar nosso criador de diagrama UML para desenhar o diagrama de componentes online.

Publicamos recentemente guias sobre diagramas de atividades UML e diagramas de classes também, e se você perdeu aqui estão os links;

O Guia Fácil para Diagramas de Classes

O Guia Fácil para Diagramas de Atividades

Não se esqueça de nos informar seus pensamentos na seção de comentários abaixo.

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

one × 2 =

Back to top