O guia definitivo para diagramas espinha de peixe (Ishikawa / Causa e efeito)

Os diagramas de ossos de peixe, também conhecidos como diagramas Ishikawa, são utilizados em várias indústrias para analisar as causas e seus efeitos. Por causa disso, eles também são referidos como diagramas de causa e efeito. Fornece uma abordagem sistemática para analisar profundamente um problema quando existem muitas causas possíveis. Este tutorial de diagrama de espinha de peixe irá guiá-lo através de todos os aspectos importantes dos diagramas de espinha de peixe, incluindo usos, modelos e ferramentas para desenhar diagramas de espinha de peixe. Então vamos começar

Definição e História dos Diagramas de Espinha de Peixe

Os diagramas de ossos de peixe podem ser definidos como um diagrama que mostra as possíveis causas de um evento específico ou de um problema. Eles foram apresentados pela primeira vez por Kaoru Ishikawa em 1968 e é por isso que às vezes são referidos como diagramas de Ishikawa. Ele foi pioneiro nos processos de gestão da qualidade na Kawasaki e utilizou diagramas Ishikawa como parte do processo.

Utilização do Diagrama de Espinha de Peixe na Fabricação

Seja na fabricação ou em qualquer outro nicho, o primeiro passo é definir claramente o resultado ou o efeito da análise. Assim que concordar com o efeito, adicione-o à cabeça do diagrama. Agora é hora de adicionar os ossos.

Na fabricação, as causas são geralmente divididas em 6 ramos principais, comumente referidos como os 6 M’s de fabricação. Em nenhuma ordem em particular eles são

  • Medição
  • Material
  • Máquina
  • Milieu / Mãe natureza
  • Poder humano
  • Método

E eles se tornam os ossos do seu diagrama, como mostrado abaixo.

Modelos de diagramas de ossos de peixe para fabricação

Um modelo de diagrama de espinha de peixe feito para fabricação com 6 M’s já nos galhos. ( clique no diagrama para utilizá-lo em seus processos de fabricação )

As 6 Ms são o padrão globalmente reconhecido, mas alguns o expandem ainda mais para adicionar gerenciamento e manutenção à mistura. Assim, se se aplicar à sua organização, você pode expandir o diagrama e torná-lo 8 Ms. Também, se necessário, adicionar nomes mais adequados aos diagramas para que eles façam mais sentido para os outros.

Uma vez que você tenha a estrutura básica, você pode colaborar no diagrama como um grupo e identificar as várias causas que afetam o resultado final. Com um diagrama de espinha de peixe, você poderá ter um conjunto de idéias visualmente atraente organizado por categoria, em vez de um conjunto de idéias aleatórias e às vezes até irrelevantes.

Confira este artigo para saber mais sobre o processo e como você pode usar mais eficazmente diagramas de espinha de peixe para a fabricação.

Utilização de Diagramas de Espinha de Peixe em Marketing

A comercialização é outra área que pode beneficiar enormemente de um diagrama sistemático de espinhas de peixe. É normalmente uma área que é um pouco mais difícil de medir e onde as pessoas têm muitas opiniões. É importante captar essas opiniões e ver como elas influenciam o resultado final. E os diagramas de causa e efeito são provavelmente a melhor forma de representar visualmente essas ideias.

Como os 6 M’s na fabricação, o marketing tem 7 P’s. E eles são

  • Produto
  • Lugar
  • Preço
  • Pessoas
  • Promoção
  • Processos
  • Evidências físicas

E eles se tornam os ossos do seu diagrama semelhante ao mostrado abaixo.

Modelo de diagrama de ossos de peixe que pode ser usado em marketing

Modelo de diagrama de ossos de peixe que pode ser usado em marketing com 7 P’s já adicionados ao diagrama ( clique na imagem para planejar suas atividades de marketing )

Todos os ramos mostrados no diagrama podem não afetar seus processos de marketing. Portanto, sinta-se à vontade para remover/modificar ramos conforme necessário. A chave é identificar um resultado esperado para o problema e analisar as causas do mesmo. E no marketing há normalmente muitos problemas.

Utilização de diagramas Fishbone no processo de vendas

As vendas são outra área onde o diagrama de ossos de peixe pode ser muito eficaz. Como no marketing, há sempre espaço para melhorias nos processos de venda. E, semelhante ao marketing e às vendas de fabricação, também tem um conjunto de categorias padrão. Eles são chamados os 5 S’s e eles são

  • Exemplos
  • Esquemas
  • Síncrono
  • Pele
  • Pesquisa

Abaixo do diagrama, um modelo de diagrama Ishikawa com 5 S’s já adicionados aos ossos.

Diagrama de ossos de peixe para um processo de vendas

Modelo de diagrama de ossos de peixe para encontrar defeitos no processo de venda

Ferramentas e Software para Desenho de Diagramas de Espinha de Peixe

Embora os indivíduos possam usar diagramas de espinha de peixe, eles são muito mais eficazes quando usados por uma equipe. Afinal, eles são usados para identificar as causas de um efeito específico, então mais pessoas se envolvendo significam muito mais idéias.

Se todos estão em um local, então desenhar um diagrama de espinha de peixe em um quadro branco e pedir às pessoas para contribuir com idéias é um bom começo. Isto é muito eficaz porque assim podem fazer perguntas uns aos outros ou à autoridade relevante e aprofundar o problema. Um inconveniente pode ser que as pessoas estejam relutantes em apresentar ideias em frente a uma multidão. Também não há nenhum registro para você analisar e melhorar mais tarde.

Usando nosso diagramador de espinha de peixe, você não só pode criar diagramas de espinha de peixe, mas várias pessoas podem colaborar nesse diagrama em tempo real. Isto significa que vocês podem ver as mudanças feitas um pelo outro imediatamente e podem levantar preocupações nesse momento e ali. Toda a revisão é preservada para que você possa ver claramente quem fez as mudanças e o que são as mudanças feitas. Além disso, você tem o benefício adicional da capacidade de desenhar muitos outros tipos de diagramas.

Modelos de diagramas de ossos de peixe para começar rapidamente

Todos os diagramas mostrados acima estão disponíveis como modelos em Creately. Basta clicar em qualquer um deles e você pode começar imediatamente a modificá-los online. Mas se você preferir alguns mais coloridos ou com algumas imagens, existem muitos mais exemplos de diagramas em espinha de peixe em nossa comunidade de diagramação.

Tem alguma pergunta sobre este tutorial de diagrama de ossos de peixe? Precisa de ajuda para desenhá-los? Avise-nos nos comentários e tentaremos respondê-los da melhor forma possível.

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

four × 1 =

Back to top