O Guia Fácil para Estruturas Analíticas de Trabalho | Com modelos editáveis

Quando se trata de planejar um projeto, o plano da estrutura do projeto é uma das primeiras coisas em que um gerente de projeto tem que trabalhar.

Neste guia, explicaremos o que é uma estrutura analítica do projeto (WBS), como criá-la e fornecer a você acesso aos modelos da WBS para vários cenários. Você pode editá-los e exportá-los como SVGs e imagens ou compartilhá-los com os colegas para colaboração.

O que é um plano de estrutura do trabalho?

Um plano de estruturação do trabalho é uma ferramenta popular de gerenciamento de projetos. É um diagrama que ajuda a decompor grandes projetos em partes menores e mais manejáveis que contêm os resultados do projeto que ele irá completar.

É uma decomposição orientada para os resultados de um projeto que divide os resultados do projeto em sub-entregáveis e pacotes de trabalho que definem o trabalho, duração e custos para as tarefas que precisam ser realizadas.

Tem uma estrutura hierárquica. Normalmente, é melhor ter três níveis de decomposição em um WBS. No caso de um projeto mais complexo, você pode adicionar um quarto e um quinto nível.

Exemplo de WBS - como criar uma estrutura de repartição de trabalho
Exemplo de plano de estrutura do projeto (Clique no modelo para editá-lo on-line)

Benefícios das Estruturas de Trabalho

  • Visualiza o escopo do projeto, facilitando o planejamento
  • Facilita a atribuição precisa de responsabilidades à equipe do projeto
  • Ajuda na identificação dos marcos do projeto e pontos de controle
  • Ajuda a estimar o tempo e o custo do projeto e a alocar recursos
  • Visualiza partes importantes de um projeto e ajuda a identificar áreas de risco
  • Ajuda a estabelecer cronogramas claros para o projeto e a garantir que nenhum trabalho seja duplicado ou negligenciado

Componentes de um plano da estrutura do projeto

A seguir estão os elementos de um plano da estrutura do projeto e os termos comuns que você pode encontrar ao criar um.

Pacotes de trabalho: Estas são as partes mais baixas de um plano da estrutura do projeto. Eles definem o trabalho, a duração e os custos das tarefas que precisam ser realizadas para completar os produtos a serem entregues. Eles não devem estar dependentes de outros pacotes de trabalho e não devem exceder 10 dias para completar.

Entregas: Resultados das atividades ou dos produtos ou resultados mensuráveis que você terá criado no final de cada marco miliário.

Regras que Você Precisa Seguir Ao Projetar um WBS

A seguir estão os princípios a que você precisa aderir ao projetar um plano de estrutura de trabalho.

  • A regra dos 100%: Esta regra ajuda o gerente a assegurar que todos os esforços do projeto sejam capturados e que nada que não esteja relacionado seja incluído na estrutura. De acordo com ela, a soma das tarefas “criança” (em qualquer nível) deve ser igual a 100% das tarefas dos pais.
  • Todos os produtos e subfornecimentos devem ser mutuamente exclusivos, o que significa que não devem aparecer duas vezes dentro do plano da estrutura do projeto. Isto ajuda a evitar erros de comunicação e duplicação de tarefas.
  • A regra 8/80: De acordo com esta regra, os pacotes de trabalho ou o trabalho necessário para criar os produtos não devem levar menos de oito horas e mais de oitenta horas.
  • O plano da estrutura do trabalho deve estar focado nos resultados ou resultados e não nas atividades que você precisa completar para chegar lá. Concentre-se no quê e não no como.

Como criar um plano da estrutura do projeto

A seguir listamos os passos necessários para criar um plano da estrutura do projeto a partir do zero.

Passo 1: Reúna a sua equipa para identificar os produtos e sub-delivíduos do projecto. Isso incluiria os gerentes de projeto e os especialistas no assunto.

Passo 2: Reúna os documentos necessários, tais como a carta do projeto, declaração do escopo do projeto e plano de gerenciamento do escopo do projeto.

Passo 3: Identificar os principais resultados do projeto. Estes devem vir no segundo nível do seu PEP. Os produtos chave serão essenciais para a conclusão do projeto e serão executados por equipes independentes – o que significa que a mesma equipe não estará trabalhando para completar outro produto.

Passo 4: Com a ajuda de especialistas no assunto, divida os produtos chave em partes menores do trabalho (pacotes de trabalho) ou, em outras palavras, identifique o trabalho necessário para completar cada produto a ser entregue.

Passo 5: Criar um dicionário PEP que é um documento que inclui a definição e o escopo dos diferentes elementos do plano da estrutura do projeto. O dicionário PEP incluiria informações como nome e ID do pacote de trabalho, nome da pessoa a quem está atribuído, data de vencimento, custo estimado, etc. Isso ajudará a equipe a entender melhor os pacotes de trabalho.

Passo 6: É possível criar um PEP usando formatos diferentes, como estruturas de decomposição de trabalho baseadas em texto, estruturas tabulares ou estruturas mais visuais, como fluxogramas. Quando estiver completo, partilhe-o com a equipa. Uma estrutura de trabalho em Creately pode ser rapidamente compartilhada com o resto de sua equipe com um link seguro de compartilhamento – uma vez compartilhada, você pode colaborar com ela em tempo real.

Modelos do plano da estrutura do projeto

Plano de estrutura do trabalho para construção

Estrutura Analítica do Trabalho de Construção
Estrutura Analítica da Obra de Construção (Clique no modelo para editá-lo online)

Plano da estrutura do projeto para gerenciamento de projetos

Gestão de Projectos WBS - como criar uma estrutura de trabalho
Gestão de Projectos WBS (Clique no modelo para o editar online)

Modelo do plano da estrutura do projeto

Modelo de Estrutura de Trabalho
Modelo de estrutura analítica do projeto (clique no modelo para editá-lo online)

Exemplo de plano da estrutura do projeto

Modelo de gerenciamento de projeto WBS
Modelo de gerenciamento de projeto WBS (clique no modelo para editá-lo online)

Qualquer Comentário sobre o Nosso Guia de Estruturas de Trabalho

A criação de um plano da estrutura do projeto pode ser uma tarefa assustadora. Siga os passos deste guia e faça uso dos modelos para simplificar o seu processo PEP.

Tens alguma coisa para partilhar? Deixe-nos saber seus pensamentos na seção de comentários abaixo.

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

15 + 10 =

Back to top