O Guia Supremo para Mapas de Conceito: Da sua origem às melhores práticas de mapas de conceitos

Este tutorial de mapa conceitual é para ajudá-lo a dominar a técnica de usar mapas conceituais, seja para a sua educação ou para o seu negócio.

Neste guia de mapa conceitual, você encontrará informações sobre,,

O que é um Mapa Conceitual?

Os mapas conceptuais são uma ferramenta gráfica que é utilizada para visualizar as relações significativas entre conceitos. É usado como uma ferramenta de representação de conhecimento, ou seja, basicamente representam a estrutura de conhecimento que nós humanos armazenamos em nossas mentes sobre um determinado tópico.

Tanto os mapas de conceitos simples como os complexos consistem em duas coisas: conceitos e relações entre eles. 

Exemplo de Mapa de Conceito em Mapeamento de Conceito

Clique no modelo para editá-lo online

Origem dos Mapas Conceituais

Os mapas conceituais foram o resultado de uma pesquisa feita na década de 1970 na Cornell University por Joseph Novak – um educador e cientista pesquisador americano – e sua equipe de pesquisa.

Para estudar como as crianças entendem os conceitos básicos das ciências, elas estudaram e entrevistaram muitas crianças. No entanto, eles acharam difícil identificar as mudanças nas maneiras como as crianças entendiam os conceitos de ciências apenas com as transcrições detalhadas das entrevistas.

A necessidade de encontrar uma solução melhor para representar a compreensão conceptual das crianças levou ao desenvolvimento do mapa conceptual em 1972.

Desde então, tem sido amplamente utilizado não só nos campos da educação e pesquisa, mas também nos negócios.

As principais características de um mapa conceitual

Nem todos os diagramas que têm palavras/frases dentro de nodos são mapas conceituais. Os mapas conceituais têm características específicas que se distinguem de outros diagramas que são usados para representar o conhecimento. E são,

Nodos

Os nós são os círculos ou as caixas que são usadas para representar um conceito ou uma ideia. Estes podem variar em tamanho, de acordo com sua hierarquia no mapa; por exemplo, nós mais gerais no topo do mapa podem ser maiores do que os nós mais específicos que os seguem.

Links Cruzados

Os mapas conceituais consistem em conceitos em diferentes domínios. E as relações entre estes diferentes domínios do conhecimento são mostradas com ligações cruzadas.

Palavras de ligação

Ou ligando frases se elas contiverem mais do que uma palavra. Estes descrevem o tipo de relação entre os dois conceitos e aparecem na linha que os liga.

Estrutura Hierárquica

Normalmente, os mapas conceituais são organizados hierarquicamente. Isto significa que os conceitos mais gerais e inclusivos são colocados no topo do mapa. Aqueles que são mais específicos estão posicionados abaixo deles. Conseqüentemente, os mapas conceituais hierárquicos são lidos de cima para baixo.

No entanto, a estrutura de um mapa conceitual não se limita a esta estrutura, ela também poderia ter uma abordagem de forma livre – começando do centro e se espalhando para fora.

Estrutura Proposicional

Um mapa conceitual ilustra um conjunto de proposições significativas sobre um tópico.

A cada dois conceitos (em alguns casos mais de dois), juntamente com as frases de ligação, formam uma frase significativa, também conhecida como proposição.

Por exemplo, no seguinte mapa conceitual, os conceitos “Relacionamentos” e “Conectores e palavras de ligação” estão ligados pela frase de ligação “São representados por”. Quando conectado, isto forma a proposta “Relacionamentos são representados por conectores e palavras de ligação”.

Exemplo de Mapa de Conceito

Pergunta de foco

Geralmente, um mapa conceitual deve ser tecido em torno de uma questão focal, qual é o problema ou questão que o mapa conceitual busca resolver. Quanto melhor for a questão em foco, mais rico será o mapa conceitual.

Teoria Subjacente

Os mapas conceptuais são baseados na teoria da Assimilação de Ausubel. Isto é construído em torno do fato de que novos conhecimentos podem ser aprendidos de forma eficaz, ligando-os ao que já é conhecido. Os mapas conceptuais são vistos como uma ferramenta metodológica desta teoria.

Como desenhar um mapa conceitual

Você pode desenhar um mapa conceitual em um pedaço de papel ou em um software de mapeamento conceitual. De qualquer forma, siga os seguintes passos quando estiver desenhando um.

Passo 1: Escolha um tópico

O primeiro passo é identificar um tópico que você precisa estudar com o seu mapa conceitual. Isto pode ser uma ideia, uma pergunta ou um problema.

Por exemplo, digamos que você esteja interessado em SEO ou Search Engine Optimization.

Passo 2: Faça um Brainstorm rápido

Quais são os factos, ideias, conceitos, temas, pergunta, etc. que lhe vêm à cabeça quando pensa neste tema? Anote-os enquanto faz uma tempestade de ideias em torno do tópico que seleccionou. Lembre-se de mantê-los tão concisos quanto possível.

Tabela

Passo 3: Comece a desenhar o mapa

É recomendado iniciar um mapa conceitual a partir do topo e desenvolvê-lo para baixo, embora você possa colocar o seu tópico no centro e expandi-lo para fora. De qualquer forma, certifique-se de que o tópico central se destaca do resto (use um nó maior, uma cor diferente, etc.).

Passo 4: Conectar os Conceitos

Agora é hora de conectar o que você pensou ao tópico central e entre si. Lembre-se de que quanto mais importante for a ideia, mais perto ela deve estar do topo ou do centro.

À medida que você identifica essas conexões, anote as palavras ou frases de ligação para indicar a relação entre os dois conceitos que você está vinculando.

Uma vez identificadas as ligações directas entre conceitos, procure ligações cruzadas que liguem conceitos de diferentes áreas ou domínios.

Exemplo de mapa de conceitos em SEO

Passo 5: Falta alguma coisa?

Examine o que você criou para ter certeza de que não perdeu nada e que os relacionamentos que você identificou fazem sentido.

Modelos de mapas de conceitos editáveis e gratuitos

Aqui estão alguns modelos de diagrama de mapa conceitual que você pode editar imediatamente no Creately. Clique na imagem para abri-la no editor. Faça alterações de acordo com as suas necessidades e exporte-as como imagens, PNG, PDF, ou JPEG.

Template 1

Mapa do conceito Modelo 1 -Tutorial de mapa do conceito

Clique no modelo para editá-lo online

Template 2

Concept map template 2 - Tutorial de mapa de conceitos

Clique no modelo para editá-lo online

Template 3

Modelo de mapa conceitual 3 - Tutorial de mapa conceitual

Clique no modelo para editá-lo online

Usos dos Mapas Conceituais

Embora tenham sido introduzidos pela primeira vez no campo da educação, os mapas conceituais ganharam popularidade em vários outros campos nas últimas décadas.

Mapas Conceituais na Educação

No campo da educação, os mapas conceituais são usados como ferramenta de aprendizagem e como ferramenta de avaliação para avaliar a aprendizagem dos alunos.

  • Promover uma aprendizagem significativa, ajudando a criar conexões entre o que os alunos já sabem e os novos conhecimentos que adquirem
  • Organizar o conhecimento em torno de um assunto para uma análise rápida
  • Avaliar a compreensão dos alunos para ver onde os seus conhecimentos precisam de ser melhorados
  • Conduzir um brainstorming eficaz em torno de um tópico
  • Apresentar conceitos complexos de uma forma facilmente digerível
  • Organizar material instrucional para cursos ou currículos
  • Pode ser usado como base para discussão entre os alunos
  • Ajudar a identificar ideias válidas e inválidas mantidas pelos alunos
  • Ajude a promover o pensamento criativo e crítico entre os alunos
  • Pode ser usado como uma alternativa ao tradicional anotações e escrever atribuições

Mapas Conceituais nos Negócios

Por design, os mapas conceituais são adequados para análise de negócios. No campo dos negócios, os mapas conceituais são usados popularmente para preservar, gerar e compartilhar conhecimento.

  • Para facilitar as sessões de brainstorming da equipe para chegar a novas estratégias, novos conceitos de negócios, etc.
  • Apoiar uma abordagem criativa e orientada para resultados no desenvolvimento de negócios
  • Pode ser usado como uma forma sistemática de compartilhar ideias de negócios especializadas, percepções etc. com outras pessoas
  • Ajuda no planeamento e elaboração de documentos empresariais, apresentações empresariais, etc.

Mapas Conceituais em Pesquisa Qualitativa

Os mapas conceptuais em pesquisa qualitativa são usados como estratégia metódica de pesquisa.

  • Pode ser usado para planejar um projeto de pesquisa
  • Pode ajudar a reduzir dados volumosos baseados em texto para uma forma gerenciável, sem perder o significado
  • Identificar interconexões entre conceitos em um estudo e analisar temas
  • Analisar as informações fornecidas pelos entrevistados em um estudo; ajudar o pesquisador a manter o significado da entrevista
  • Apresentar resultados de uma forma eficaz

Melhores Práticas de Mapeamento de Conceitos

Vara com a estrutura hierárquica

Os mapas conceituais organizados de acordo com a estrutura hierárquica são mais fáceis de ler. Como os conceitos mais gerais vão para o topo e os mais específicos ficam abaixo deles, pode ser facilmente lido de cima para baixo.

Mantenha um Conceito de Raiz Única

Um mapa de conceitos pode ter dois conceitos raiz, mas limitá-lo a um ajuda o aprendente a identificar facilmente como os conceitos são construídos. Por outro lado, ter dois conceitos de raiz pode torná-lo confuso.

Código de cor seus mapas conceituais

As cores ajudam a distinguir conceitos em diferentes domínios imediatamente. Isso não apenas torna mais fácil a leitura do mapa, mas quando se trata de recuperar informações, a codificação por cores desempenha um papel vital.

Certifique-se de que as frases de vinculação façam sentido

Dois conceitos e uma frase de ligação devem fazer uma frase com sentido. Isto pode ser uma palavra, frase ou às vezes até mesmo um símbolo como + ou %. Em qualquer caso, certifique-se de que o seu mapa conceitual lê bem.

Sempre Baseie seu mapa conceitual, sobre um foco Pergunta

Ter uma única pergunta para responder irá ajudá-lo a estruturar melhor o seu mapa conceitual e evitar que se desvie do seu foco.

Link para recursos adicionais

Se você está desenhando seus mapas conceituais com um software de mapeamento conceitual, você tem a capacidade de torná-lo mais engenhoso. Ao mencionar conceitos, você pode adicionar links ativos aos seus mapas de conceitos permitindo que o leitor estude a idéia mais profundamente.

Os 8 Tipos de Mapas de Pensamento Explicados com Modelos Editáveis

Feedback sobre o Tutorial do Mapa do Conceito Abrangente

Neste tutorial de mapa conceitual que abordamos, tudo – se você é um estranho ao mapeamento de conceitos ou já o usou antes – você deve saber quando se trata de diagramas de mapas conceituais. Se você está pronto para ir em frente e desenhar seu mapa conceitual, comece com o Creately Concept Map Maker.

E não se esqueça de deixar o seu feedback!

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

twenty − seventeen =

Back to top