7 maneiras eficazes de dominar a arte da gestão de sala de aula

Uma das pouquíssimas coisas no mundo que não são subjetivas é a eficácia. A eficácia é mensurável e é muitas vezes vista em termos de resultados produzidos. Como educador, a produtividade de um professor é frequentemente avaliada pelas mudanças positivas acrescentadas à sala de aula. É desnecessário dizer que, dada a diversidade de comportamentos dos alunos, às vezes você pode enfrentar desafios sem precedentes. Com uma turma diversificada onde os alunos não estão suficientemente envolvidos, a gestão da sala de aula precisa de uma abordagem de alto nível. Como professor, quando você mistura seu vasto conhecimento com estratégias de gestão de sala de aula orientadas para resultados, você impulsiona grandes mudanças positivas.

Os impactos da eficácia de um professor estão diretamente ligados às conquistas dos alunos. Para fundamentar, de acordo com um estudo, a gestão sistemática de uma sala de aula está ligada a um aumento de 20% no rendimento dos alunos. Além disso, os estudantes, hoje em dia, também são competitivos e imensamente curiosos.

Eles estão felizes em aprender algo novo todos os dias e acrescentar valor às suas vidas. No entanto, sempre existem alguns alunos desvinculados que perturbam o equilíbrio da sala de aula. Além disso, há alguns elementos notórios na sala de aula que criam incômodos a todos. É aí que as suas capacidades de gestão serão postas à prova todos os dias.

É claro que você é um professor fantástico que está feliz por se esforçar para melhorar os seus alunos. Você precisa ser um grande líder e também um coordenador para dominar a gestão de salas de aula.

Neste meticuloso post, você encontrará algumas estratégias únicas e pragmáticas de gestão de sala de aula. Você já está fazendo um ótimo trabalho, mas pode sempre tornar as coisas melhores e mais fáceis para você com alguma inovação. Vamos te auxiliar em como você pode fazer jus à arte da gestão de salas de aula.

Promova relações aluno-professor que funcionam

No mundo corporativo, a comunicação e as relações no local de trabalho são vitais. Eles estão entre os principais pré-requisitos do alto engajamento dos funcionários.

Da mesma forma, para um alto envolvimento em sala de aula, relacionamentos saudáveis entre aluno e professor são críticos. Estas relações devem ser impulsionadas pela confiança e colaboração mútuas. É verdade, é claro, que os alunos devem respeitar os seus professores.

Um professor deve, ao mesmo tempo, respeitar a singularidade, diversidade, crenças e perspectivas dos alunos. Para que os alunos aprendam ativamente, você deve capacitar seus alunos e suas idéias. Este compromisso tem ainda o potencial de culminar em mais realizações académicas excepcionais.

Além disso, você deve inspirar neles a confiança de que você está sempre feliz em responder às perguntas curiosas que eles fazem. Desta forma, você será capaz de fomentar uma cultura de colaboração.

Seus alunos não hesitarão em compartilhar suas emoções, sentimentos e preocupações com você. É assim que devem ser as relações ideais e saudáveis, não é? Como uma vantagem adicional, as relações amigáveis entre aluno e professor também preenchem os requisitos de aprendizagem social-emocional. Mas nas atuais tendências da aprendizagem híbrida, as dinâmicas são diferentes.

O relacionamento aluno-professor passou por mudanças recentes, já que os alunos não encontram seus professores pessoalmente há muito tempo, por conta da pandemia. Você pode ter que desenvolver melhores estratégias para construir relações de trabalho em suas salas de aula virtuais. Aqui estão algumas sugestões a respeito do assunto.

  • Entre as estratégias mais simples e eficazes está a prática de compartilhar o feedback um a um em salas de aula virtuais.
  • Conduza conferências de pais e mestres para discutir claramente e delinear o progresso dos alunos com as famílias. Ao ter conversas diretas com os alunos e seus pais, os professores podem comunicar claramente o progresso dos alunos, avaliar os pontos fortes, atender às necessidades e oferecer conselhos e soluções para continuar o progresso dos alunos.
Modelo de Conferência de Pais e Mestres para Estratégias de Gestão de Aulas
Modelo da Conferência de Pais e Mestres (Clique no modelo para editá-lo online)
    null
  • Você pode perguntar aos alunos sobre o seu bem-estar e também sobre o bem-estar geral de suas famílias.
  • Além de promover a ideia geral de bem-estar, você também pode supervisionar  a saúde mental dos alunos. A empatia pelo bem-estar mental é um fator determinante para relações eficazes nos dias de hoje
  • Você pode cumprimentar cada aluno individualmente, chamando seus nomes
  • Você pode explicar a eles durante as aulas on-line como eles podem chegar até você para dúvidas individuais
  • Você pode encontrar maneiras de motivar os alunos durante as aulas on-line. Isso pode vir na forma de contar histórias ou você pode fazer pequenos trechos que promovem a inspiração
  • Dê aos alunos uma pequena janela de tempo durante as aulas para mostrar os seus talentos. Se alguém quiser recitar um poema no final da aula, narrar uma história ou compartilhar suas pinturas, deixe que o faça. Na verdade, você deve encorajar os alunos a fazer isso. Isto irá inspirar neles uma maior confiança para se expressarem.
  • Tenha costumes e tradições cotidianas que fazem parte da aula. Estas ideias podem incluir a imagem do dia, você narrando o pensamento do dia, compartilhando fotos de animais de estimação, e assim por diante.
  • Inove ao estender o apoio adicional e eficaz aos estudantes que enfrentam dificuldades na aprendizagem on-line. Tente compreender os seus desafios e ofereça ajuda.
  • Eduque os alunos sobre gestão do tempo e a gestão do cansaço digital.

Melhorias de Recompensas

Na maioria dos casos, nós só celebramos realizações e resultados. Mas como professor, para tirar o melhor da sua sala de aula, você precisa fazer com que os alunos acreditem no processo.

Uma maneira incrível de fazer isso é identificando, celebrando e recompensando melhorias. Ao fazer isso, você pode capturar a motivação de seus alunos e fazê-los acreditar que todo o trabalho árduo conta. Seja no mundo corporativo ou em uma sala de aula, as recompensas e o reconhecimento são elementos que valem a pena para uma gestão eficaz.

Deve certificar-se de que não está limitando as suas perspectivas quando pensa na gestão da sala de aula. Você precisa olhar para fora da caixa e fazer as pequenas coisas únicas que outros muitas vezes subestimam.

Quando os alunos vêem um colega de classe ganhando o apreço de um professor, eles também gostariam de estar no lugar daquele estudante. Afinal, quem não gosta de ser recompensado e complementado na frente de sua turma? Da próxima vez que um aluno mostrar sinais promissores de melhoria, conte à sala sobre isso.

A gestão eficaz da sala de aula requer a definição de alguns bons exemplos. Estes são o tipo de exemplos que definem a referência para outros. Mesmo em uma sala de aula virtual, você pode estender seu apreço pelos alunos de uma maneira conveniente.

Explore as possibilidades de colaboração entre alunos

As formas antigas de estimular a colaboração entre estudantes podem exigir alguns ajustes em tempos de aprendizagem à distância. O envolvimento dos alunos em mais de uma forma está correlacionado com a colaboração entre colegas de classe.

Além disso, como mencionado acima, tudo depende também da forma como alunos e professores trabalham em conjunto. Você deve procurar encontrar mais oportunidades para fornecer aos estudantes plataformas para que possam trabalhar juntos. Isto pode ser feito na forma de atividades de grupo ou trazendo atividades criativas extracurriculares para a sala de aula.

Com uma colaboração eficaz entre eles, os alunos podem gerenciar melhor o seu tempo. Além disso, permite-lhes dividir uma tarefa complicada em passos menores. Os alunos aprendem com os pontos fortes uns dos outros e compensam os pontos fracos uns dos outros.

Imagine quando os alunos começarem a lidar tão bem uns com os outros, como você ficará orgulhoso de ser um professor. Assim, ao dar-lhes a oportunidade de trabalhar juntos, você capacita-os a desempenhar um papel ativo na gestão da sala de aula. O teu trabalho é mais simples.

No entanto, a criação de uma colaboração favorável na aprendizagem remota ou na aprendizagem híbrida exigirá soluções modernas. Você precisa encontrar maneiras produtivas de conseguir que os alunos trabalhem juntos, virtualmente, em alta escala. Uma ideia fabulosa é utilizar quadros brancos virtuais ou espaços de trabalho visuais de última geração para simplificar atividades em conjunto em configurações remotas.

Ao utilizar plataformas digitais como Creately Visual Workspaces, alunos e professores podem criar e compartilhar conhecimentos da maneira mais envolvente e eficaz. Esses espaços de trabalho avançados estão entre as vertentes mais bem sucedidas de inteligência artificial e inovação.

Nesses espaços de trabalho, alunos e professores podem participar em tempo real em projetos, planejar juntos, executar planos de forma coordenada e supervisionar o trabalho um do outro durante os projetos de grupo.

Além disso, os alunos podem trabalhar juntos em um brainstorming de ideias e os professores podem oferecer apoio adicional através de tais plataformas. Enquanto torna o ensino mais saudável para os educadores, aumenta a eficiência de aprendizagem dos alunos em muitos pontos.

Seis-Pensamento-Template-Placa de Chapéus
Seis Modelos de Chapéus de Pensamento para facilitar o Brainstorming Online (Clique no modelo para editá-lo online)

De estudantes a profissionais, estes espaços de trabalho virtuais estão beneficiando milhões de indivíduos em configurações remotas. Não seria incorreto dizer que estes espaços de trabalho futuristas estão replicando as salas de aula tradicionais da maneira mais produtiva.

Na verdade, ao mesmo tempo, eles estão também aliviando as inconveniências do ensino em sala de aula. Um espaço de trabalho tão bem feito é tão bom quanto uma sala de aula ou até melhor. Eles têm a chave para o futuro da educação e integrá-la o mais cedo possível será um golpe de mestre.

Crie oportunidades de liderança em sala de aula

Uma forma simples e bem sucedida de envolver as pessoas é dar-lhes responsabilidades importantes. Quando as pessoas recebem papéis de liderança, suas atitudes mudam para melhor.

Essas tarefas podem ser relacionadas ao aumento da auto-estima e fazem os alunos verem a si mesmos como influenciadores positivos para os outros. Em uma sala de aula, uma ótima maneira de administrar os alunos é dar-lhes responsabilidades. Você ainda precisa comunicar a eles o que se espera deles como líderes.

Para citar um pequeno exemplo, você deve tentar dar papéis de liderança a alguns alunos desvinculados na sala de aula. Além disso, você deve dar-lhes algumas responsabilidades importantes e dizer-lhes que você está sempre lá para apoiá-los.

Quando é dada a tarefa crucial de gerir os outros a um aluno desengajado, ele se envolverá efetivamente por consequência. Fazer os alunos perceberem que são dignos e dar-lhes a oportunidade de se avaliarem, delegando-lhes tarefas, pode ser uma estratégia gratificante.

Isso faz com que os alunos percebam o que eles são capazes. No mínimo, tais oportunidades permitem que os alunos aprendam habilidades essenciais para a vida. Mesmo os menores papéis de liderança, como ser o monitor de classe ou líder de grupo em projetos, podem mudar a mentalidade de uma pessoa.

Transmita o verdadeiro propósito de aprender aos alunos

A maioria dos alunos é influenciada pela impressão de que o mero propósito de aprender é passar nas provas. O verdadeiro propósito da educação e da aprendizagem é, portanto, falho na maior parte do mundo e acaba ficando em segundo plano. A ideia de educação na sua totalidade está centrada em torno de provas e notas, mas é possível tomar medidas progressivas para alterar estas noções pré-concebidas.

Como educador, você pode desempenhar um grande papel ao explicar aos seus alunos o verdadeiro propósito da educação e do conhecimento. Você precisa guiá-los e fazê-los entender que o conhecimento é algo que ficará com eles ao longo de suas vidas. Por exemplo, você pode falar-lhes sobre você e outras pessoas de sucesso que você conhece.

Ao fazer isso, você pode enfatizar a importância da educação para acrescentar à sua ilustre história de sucesso. Há muitas histórias de sucesso para narrar aos alunos, mas como você é o modelo mais querido deles, sua narrativa terá uma grande influência sobre eles. Você pode dizer-lhes como o mundo avançou por causa da educação e como ela continua a mudar o mundo para melhor.

Eles precisam saber como um elemento específico de aprendizagem irá beneficiá-los na vida. Como irá acrescentar valor à sua aprendizagem, e como irá impactar a sua carreira e desenvolvimento da sua personalidade. Caso contrário, num cenário em que os alunos estão convencidos de que aprender é tudo uma questão de passar nas provas, eles não se envolverão na sala de aula.

Eles se orgulharão de conseguirem absorver as coisas alguns dias antes das provas e depois esquecê-las. Além disso, eles vão desvalorizar a aprendizagem em sala de aula com tal mentalidade e, em vez disso, vão se envolver em comportamentos inoportunos que perturbam a classe.

No entanto, quando compreenderem a verdadeira essência da aprendizagem, estarão mais concentrados. Eles vão querer aprender ativamente. Dado isso, a maioria dos desafios que você enfrenta na gestão de salas de aula pode ser evitada.

Trate questões de disciplina com efeito imediato

Seja em uma aula virtual ou em uma sala de aula física, as distrações e interrupções precisam ser tratadas imediatamente. Não fazer isso pode fazer com que os alunos acreditem que é bom interromper a aula. Isso pode arruinar o equilíbrio da sala de aula e afetar os alunos que querem aprender de verdade. No entanto, é recomendável que você seja educado e bem posicionado mesmo ao lidar com comportamentos inadequados na sala de aula.

Para gerir uma sala de aula de uma forma prática, você deve reforçar a importância e a necessidade de manter a disciplina regularmente. Os alunos devem saber que mesmo que você seja um professor cordial, você não tolerará indisciplina.

Não é necessário que você tenha que punir os alunos por criar um incômodo. O mau comportamento também pode ser gerido com amor e ternura. Mas apontar a indisciplina no momento em que ela acontece é essencial.

Você tem que modelar a disciplina na sala de aula. Além disso, mesmo em uma sala de aula virtual, você precisa modelar o tipo de comportamento que você espera dos seus alunos. Para citar um pequeno exemplo, se os alunos te virem gerenciando perfeitamente as suas distrações enquanto está em uma aula online, agirão da mesma forma.

Eles saberão que é inapropriado usar seus telefones ou tablets no meio de uma aula online. Por outro lado, se eles te virem usando seu telefone com frequência durante a aula, eles podem fazer o mesmo. Eles sentirão que está tudo bem em fazê-lo.

Sendo um líder, você tem que dar bons e dignos exemplos para que os alunos sigam. Você tem que liderar com um exemplo e fazer completa justiça à sua parte de responsabilidades de liderança.

Estabeleça o equilíbrio certo nas suas salas de aula híbridas

A aprendizagem híbrida ou a aprendizagem combinada são novos domínios de aprendizagem a qual as pessoas ainda estão se habituando. Por vezes, pode parecer difícil de gerir, mas devemos estar gratos.

É uma maneira incrível de garantir que você e seus alunos fiquem seguros na pandemia. Além disso, também garante que os alunos não percam o contato completo com a aprendizagem tradicional em sala de aula. Portanto, você tem que investir em um planejamento adequado na gestão de suas classes híbridas.

Estabelecer o equilíbrio certo entre a aprendizagem online e aulas físicas é a chave. Aqui estão algumas formas de gerir eficazmente as suas aulas híbridas.

  • Tenha claros planos de aula e compartilhe-os com os alunos com antecedência.
Modelo de Plano de Aula para Estratégias de Gestão de Aulas
Modelo de Plano de Aula (Clique no modelo para editá-lo online)
  • Faça planos interativos, compartilhando links com seus alunos
  • Compartilhe o feedback um a um com alunos remotos
  • Informe aos alunos que as aulas online e presenciais são igualmente importantes
  • Inclua os requisitos da classe no processo de planejamento
  • Coloque ferramentas de chat para usar em interações em tempo real
  • Estruture as suas aulas remotas de uma forma adequada aos estilos de aprendizagem dos seus alunos

Tem Mais Estratégias de Gestão de Aulas?

Para terminar, uma gestão eficaz da sala de aula requer atenção aos detalhes e clareza de propósito. Outra coisa que vale a pena lembrar é que quanto mais altos os níveis de envolvimento dos alunos, mais simples é a arte da gestão da sala de aula.

Quando você envolve os alunos em diferentes atividades em sala de aula, você pode eliminar as interrupções feitas ali. Além disso, gerir aulas virtuais pode ser um pouco mais complexo do que gerir uma sala de aula física. No entanto, a aprendizagem à distância oferece grande flexibilidade e espaço para a inovação. Quanto mais você inovar, melhor será o coordenador que você se torna.

Finalmente, você precisa compreender claramente o comportamento dos alunos e suas deficiências para identificar os fatores que os dificultam. Para reiterar, você já está fazendo um ótimo trabalho. As estratégias de gestão de sala de aula acima referidas irão acrescentar mais cartas à sua manga.

Autor Bio

Jessica Robinson cria conteúdo para The Speaking Polymath e o seu conteúdo reflete a sua visão altamente intelectual. Ela própria é educadora, mas adora aprender com todos à sua volta. Ela nunca se limita ao que sabe, ela está sempre curiosa para entender mais. Você pode encontrá-la emLinkedIn

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

fifteen + 3 =

Back to top