Atividades poderosas de ensino online e modelos que você pode usar hoje

Mesmo professores experientes às vezes acham difícil superar os obstáculos apresentados pelo ensino online. A falta de interação presencial, a diminuição da motivação dos alunos e as dificuldades técnicas são apenas algumas das razões. Depois, há um conjunto completamente diferente de desafios para encontrar estratégias instrucionais eficazes, ou atividades de ensino online que tenham impacto no engajamento dos alunos online.

A boa notícia é que também há muitas vantagens para o ensino online. Se você incorporar as abordagens corretas e as ferramentas comprovadamente eficazes e adotá-las em seus métodos pessoais de ensino, o ensino à distância pode ser ainda mais eficaz do que o ensino presencial.

Aqui estão 10 atividades de ensino online para enriquecer a experiência de aprendizagem dos seus alunos.

Os modelos fornecidos neste post podem ser editados online no Creately. Se você quiser dar a cada aluno o seu próprio modelo para editar, basta duplicá-lo e compartilhar o link do documento duplicado com eles. Você também pode adicionar estudantes como colaboradores em um documento e trabalhar na edição do mesmo em tempo real.

Brainstorming

Brainstorming é uma ótima maneira de fazer com que os alunos pensem e façam conexões entre os novos conhecimentos e o que eles já sabem. Normalmente você pode realizar esta atividade ao introduzir um novo tópico, para avaliar a compreensão do aluno sobre uma lição e para ajudar a expandir seus conhecimentos existentes, trabalhando em equipe.

  • Escolha um problema/pergunta ou introduza um novo tópico para iniciar a sessão.
  • Com base no resultado da aprendizagem, você pode agrupar alunos ou deixá-los realizar a atividade de brainstorming sozinhos. Você também pode realizá-lo como uma aula onde você reúne e grava respostas em uma tela ou documento compartilhado enquanto os alunos apresentam suas ideias ou soluções.
  • Dê aos alunos tempo para apresentarem os seus pensamentos e respostas. Você pode chamar o nome de cada aluno enquanto circula na sala de aula virtual.
  • Use um método como o mapeamento mental para coletar ideias de uma maneira mais estruturada.
Modelo de mapa mental para actividades de ensino online
Modelo de Mapa Mental (Clique no modelo para editá-lo online)
  • No final da sessão, você pode analisar as respostas fornecidas pelos alunos ou seus mapas mentais e discuti-los em detalhes.

Sessões de Perguntas e Respostas

Mesmo na sala de aula física, as sessões de perguntas e respostas são feitas com frequência. Eles fornecem a plataforma para que os alunos esclareçam pontos nas aulas sobre os quais têm dúvidas e encontrem soluções para qualquer outra dificuldade que possam ter com o professor ou seus colegas. Uma pergunta pode levar a outra, permitindo que os alunos descubram grandes novas perspectivas.

Online isso  pode ser realizado tanto de forma síncrona como assíncrona.

  • Use videoconferência e bate-papo ao vivo para fazer isso em tempo real
  • Use grupos de mídia social, fóruns de discussão online e bate-papo para sessões assíncronas de perguntas e respostas

Storyboarding

Storyboards combinam textos com imagens para dar uma síntese rica da informação, tanto para entreter como para informar. Eles são úteis para ajudar os alunos a entender e acompanhar as narrativas, desenvolver cronogramas, revisar informações e fazer brainstorming. Os educadores podem usá-lo para avaliar a compreensão de leitura dos seus alunos.

  • Crie um modelo de storyboard ou use o modelo abaixo. Compartilhe-o com os alunos. Você pode pedir-lhes para tirar prints ou editá-lo online usando imagens, ilustrações e cliparts encontrados online. Para facilitar, você já pode ter as imagens colocadas ao lado do modelo na tela, deixando os alunos arrastá-las e soltá-las na caixa correta.
Storyboard-Template-for-Online-Teaching-Activities
Modelo de Storyboard (Clique no modelo para editá-lo online)
  • Peça aos alunos que desenhem as ideias principais da história enquanto você a lê em voz alta ou enquanto eles a lêem sozinhos. Cada desenho deve conter uma legenda que explique a ilustração.
  • Peça aos alunos que compartilhem seus storyboards com os colegas e discuta-os. Você pode participar da conversa e ajudá-los a analisar quais idéias são mais importantes.

Viagens de campo virtuais

Viagens de campo virtuais são uma ótima maneira de levar os alunos a lugares incríveis, permitindo-lhes aprender sobre história, descobrir ciência, visitar museus e zoológicos, ver arte de todo o mundo, etc., do conforto de suas próprias casas. Com as restrições de viagem em vigor, é uma ótima maneira de expor os alunos a novos lugares interessantes, ao mesmo tempo em que os entretém e educa.

Aqui está uma lista de passeios virtuais que você pode explorar com seus alunos de sua sala de aula online.

Mapeamento de Conceitos

Os mapas conceituais fornecem uma ótima maneira de entender um novo conceito em detalhes. Os alunos podem usar mapas conceituais para descobrir conexões entre o que eles já sabem com a nova percepção que adquiriram.

Em sua sala de aula online, o mapeamento de conceitos pode ser usado para fazer brainstorming, organizar informações e avaliar o conhecimento dos alunos. Como uma atividade em sala de aula, você pode solicitar aos alunos que desenhem um mapa conceitual (com um modelo em branco fornecido por você ou desenhado pelos próprios alunos) durante ou no final da aula, sintetizando as informações discutidas.

Modelo de mapa conceitual para atividades de ensino online
Modelo de Mapa Mental (Clique no modelo para editá-lo online)

Fichas de trabalho colaborativas

Usando o Google Docs você pode criar planilhas (contendo perguntas de múltipla escolha, preencher o espaço em branco, explicar um termo, verdadeiro ou falso, comparar e contrastar, etc.) para que os alunos completem em tempo real. Enquanto os alunos digitam suas respostas, você pode deixar seu feedback com comentários em linha ou como sugestões. Da mesma forma, você também pode criar questionários usando os Formulários do Google.

Atividades de Construção

As atividades de construção são sempre divertidas e são uma ótima maneira de ajudar a desenvolver as habilidades dos alunos. Além disso, não precisam de material chique ou caro.

Forneça a lista de itens ou ingredientes necessários para a atividade no dia anterior para dar aos alunos o tempo de encontrá-los. Durante a aula, você pode orientar os alunos com demonstrações ao vivo, com tutoriais em vídeo ou infográficos compartilhados explicando os passos que os alunos devem tomar. Isso pode ser feito com o vídeo ligado, dando uma prévia ao vivo do que cada aluno está fazendo, permitindo que você os conduza conforme necessário.

Debates e Apresentações Online

Os debates são uma ótima maneira de aprimorar o envolvimento em sala de aula online e estimular as habilidades de pensamento crítico dos alunos. Eles também contribuem para o desenvolvimento das habilidades interpessoais e de trabalho em equipe dos alunos.

Os debates em equipe online podem ocorrer de forma síncrona através de videoconferência ou podem ser conduzidos através de um fórum de discussão onde as respostas podem ser fornecidas sob tópicos de discussão afirmativos e negativos.

Da mesma forma, você pode envolver os alunos na criação de suas próprias apresentações e apresentá-las online, individualmente ou em grupos. Estes podem ajudar a melhorar a sua compreensão de um tópico mais profundamente, uma vez que estariam envolvidos em uma auto-aprendizagem no processo de criação da apresentação.

Cronogramas

As linhas do tempo são uma grande ferramenta visual para estudar um breve período temporal (ou seja, um evento histórico, a vida de um indivíduo, um processo, etc.) e são uma alternativa eficaz à narrativa escrita. Eles ajudam a envolver ativamente o aluno na aprendizagem da sequência de eventos, ajudando-o a fazer conexões entre os eventos e identificar padrões.

Martin-Luther-King-Timeline-for-Kids
Modelo de Linha do Tempo (Clique no modelo para editá-lo online)
  • Em um dos lados, você pode escrever os eventos (não necessariamente em ordem) em caixas que permitem aos alunos arrastar e soltar cada uma delas em ordem no modelo.
  • Se você quiser que os alunos façam a pesquisa e completem a linha do tempo por si só, forneça links para os recursos dos quais eles possam ler e coletar informações.
  • Ou você pode solicitar aos alunos que digitem eventos importantes enquanto você lê para a classe online.
  • Você também pode adicionar imagens para tornar a linha do tempo mais impactante.

Organizadores Gráficos de Biografia

Os organizadores gráficos de biografia são uma ótima maneira de ajudar os alunos a aprenderem sobre personagens significativos a partir dos livros que estão lendo, filmes que estão assistindo ou figuras históricas. Eles ajudam a organizar as informações em torno de um personagem para lembrá-los melhor.

Aqui você também pode fornecer um modelo em branco para os alunos antes da aula, permitindo que eles o preencham conforme você apresenta. Os alunos também podem preenchê-lo após a apresentação.

Biografia Organizador Gráfico
Organizador Gráfico de Biografia (Clique no modelo para editá-lo online)

Atividades poderosas de ensino online e modelos que você pode usar hoje

Existem muitos outros tipos de organizadores gráficos que você pode usar de várias maneiras diferentes para ensinar e envolver os alunos durante a aula. Encontre-os em nossa Lista Final de Organizadores Gráficos para Professores e Alunos.

Mais Recursos e Modelos

Aqui está uma lista de mais atividades de ensino e modelos que você pode usar durante suas aulas online.

Quais são as suas atividades de ensino online favoritas?

Em um ambiente online, é importante criar material didático mais envolvente para garantir que o conteúdo fique com os alunos. Os métodos e modelos discutidos neste post são algumas das muitas maneiras que os educadores podem usar para simplificar o processo de aprendizagem online, estimular a mente dos alunos e mantê-los interessados.

Conte-nos a sua experiência com o ensino online. Que atividades de ensino online você usa em sua sala de aula para engajar seus alunos? 

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

three × 5 =

Back to top