Relações dos diagramas de classes UML explicadas com exemplos

UML significa Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada). É uma linguagem rica para modelar soluções de software, estruturas de aplicação, comportamento do sistema e processos de negócio. Existem 14 tipos de diagramas UML para ajudá-lo a modelar estes comportamentos. Você pode fazer um diagrama UML online usando o nosso software, ou veja alguns exemplos de diagramas UML na nossa comunidade de diagramação.

Lista de tipos de diagramas UML

Então, quais são os diferentes tipos de diagramas UML? Existem duas categorias principais: diagramas de estrutura e diagramas comportamentais. Clique nos links para saber mais sobre um tipo específico de diagrama.

Todos os 14 tipos de diagrama UMl categorizados em UML comportamental e estrutural

Os diagramas de estrutura mostram as coisas no sistema modelado. Em um termo mais técnico, eles mostram diferentes objetos em um sistema. Os diagramas comportamentais mostram o que deve acontecer num sistema. Eles descrevem como os objetos interagem uns com os outros para criar um sistema funcional.

Diagrama de Classes

Os diagramas de classes são o principal componente de qualquer solução orientada a objetos. Mostra as classes em um sistema, atributos e operações de cada classe e a relação entre cada classe.

Na maioria das ferramentas de modelagem, uma classe tem três partes. Nome no topo, atributos no meio e operações ou métodos no fundo. Num sistema grande com muitas classes relacionadas, as classes são agrupadas para criar diagramas de classes. Diferentes relações entre as classes são mostradas por diferentes tipos de setas.

Abaixo está uma imagem de um diagrama de classes. Siga o link abaixo para mais exemplos de diagramas de classes ou comece imediatamente com nossos Modelos de Diagramas UML.

Diagrama de classes, o tipo mais popular de diagrama UML Clique na imagem para editar o diagrama de classes acima (abre em nova janela)

Obtenha mais exemplos de diagrama de classes UML >>

Diagrama de componentes

Um diagrama de componentes mostra a relação estrutural dos componentes de um sistema de software. Estes são utilizados principalmente quando se trabalha com sistemas complexos com muitos componentes. Os componentes se comunicam uns com os outros usando as interfaces. As interfaces são ligadas através de conectores. A imagem abaixo mostra um diagrama de componentes. Modelo de diagrama de componentes com explicação Você pode usar este modelo de diagrama de componentes clicando na imagem

Obtenha mais modelos de diagramas de componentes >>

Diagrama de Implantação

Um diagrama de implantação mostra o hardware do seu sistema e o software nesse hardware. Os diagramas de implantação são úteis quando a sua solução de software é implantada em várias máquinas, tendo cada uma delas uma configuração única. Abaixo está um exemplo de diagrama de implantação.Modelo de diagrama de implantação Clique na imagem para usar este diagrama de implantação como modelo

Obtenha Mais Modelos de Diagramas de Implantação >>

Diagrama de objetos

Os diagramas de objetos, às vezes chamados de diagramas de instância, são muito semelhantes aos diagramas de classes. Como os diagramas de classes, eles também mostram a relação entre objetos, mas usam exemplos do mundo real. Eles mostram como será um sistema em um determinado momento. Como há dados disponíveis nos objetos, eles são usados para explicar relações complexas entre objetos. Modelo de diagrama de objetos Clique na imagem para usar o diagrama de objetos como modelo

Obter mais modelos de diagramas de objetos >>

Diagrama do pacote

Como o nome sugere, um diagrama de pacotes mostra as dependências entre os diferentes pacotes de um sistema. Confira os artigo wiki para saber mais sobre as dependências e elementos encontrados nos diagramas de pacotes.
Exemplo de diagrama de pacotes UML

Diagrama de Perfil

O diagrama de perfil é um novo tipo de diagrama introduzido no UML 2. Este é um tipo de diagrama que é muito raramente utilizado em qualquer especificação. Para mais modelos de diagramas de perfil, visite a nossa comunidade de diagramas.
Diagrama de perfil UML

Diagrama de Estrutura Composta

Os diagramas de estrutura compostos são usados para mostrar a estrutura interna de uma classe. Alguns dos comuns de Estrutura Composta estão aqui.
Diagrama da estrutura composta UML desenhado usando Creately

Use o diagrama de caso

Como o tipo de diagrama mais conhecido dos tipos de UML comportamentais, diagramas de caso de uso dão uma visão gráfica dos atores envolvidos em um sistema, diferentes funções necessárias para esses atores e como essas diferentes funções interagem. É um ótimo ponto de partida para qualquer discussão de projeto porque você pode identificar facilmente os principais atores envolvidos e os principais processos do sistema. Você pode criar diagramas de caso de uso usando nossa ferramenta e/ou começar imediatamente usando nossos modelos de caso de uso. Diagrama de caso de uso: Relações Explicadas com exemplos.

Use o desenho do diagrama de caso usando Creately

Clique na imagem para editar este modelo

Obtenha mais exemplos de diagramas de casos de uso >>

Diagrama de atividades

Os diagramas de atividade representam fluxos de trabalho de uma forma gráfica. Podem ser utilizados para descrever o fluxo de trabalho empresarial ou o fluxo de trabalho operacional de qualquer componente de um sistema. Às vezes são usados diagramas de atividade como uma alternativa aos diagramas de máquina do Estado. Veja este artigo wiki para aprender sobre símbolos e uso de diagramas de atividades. Você também pode consultar este guia fácil para diagramas de atividades.

Diagrama de atividades desenhado usando Creately

Obtenha mais modelos de diagramas de atividades >>

Diagrama da Máquina do Estado

Os diagramas das máquinas de Estado são semelhantes aos diagramas de atividade, embora as notações e o uso mudem um pouco. Por vezes são também conhecidos como diagramas de estados ou diagrama de gráfico de estados. Estes são muito úteis para descrever o comportamento de objetos que agem de forma diferente de acordo com o estado em que se encontram no momento. O diagrama da máquina de estado abaixo mostra os estados e ações básicas. Diagrama de máquina do estado Diagrama da Máquina de Estado em UML, por vezes referido como diagrama de Estado ou diagrama de gráfico de Estado

Obtenha mais exemplos de diagramas de estados >>

Diagrama de Sequência

Os diagramas de sequência em UML mostram como os objetos interagem uns com os outros e a ordem em que essas interações ocorrem. É importante notar que eles mostram as interações para um determinado cenário. Os processos são representados verticalmente e as interações são mostradas como setas. Este artigo explica o básico dos diagramas de sequências. Confira também este Tutorial de Diagramas de Sequência completo para saber mais sobre diagramas de sequência. Você também pode começar a desenhar instantaneamente usando nossos os modelos de diagramas de sequência.Diagrama de seqüências desenhado usando Creately Diagrama de sequência desenhado usando o Creately.

Diagrama de Comunicação

Em UML 1 foram chamados de diagramas de colaboração. Os diagramas de comunicação são semelhantes aos diagramas de sequência, mas o foco está nas mensagens passadas entre objetos. A mesma informação pode ser representada usando um diagrama de sequência e diferentes objetos. Clique aqui para compreender as diferenças usando um exemplo.
Diagrama de comunicação desenhado usando Creately

Diagrama de visão geral da interação

Os diagramas de síntese das interações são muito semelhantes aos diagramas de atividades. Enquanto os diagramas de atividade mostram uma sequência de processos, os diagramas de visão geral de interação mostram uma sequência de diagramas de interação. São um conjunto de diagramas de interação e a ordem em que acontecem. Como mencionado anteriormente, existem sete tipos de diagramas de interação, portanto qualquer um deles pode ser um nó em um diagrama geral de interação.
Diagrama de visão geral de interação UML desenhado usando Creately

Diagrama de tempo

Os diagramas de tempo são muito semelhantes aos diagramas de sequência. Eles representam o comportamento dos objetos em um determinado período de tempo. Se for apenas um objeto, o diagrama é simples. Mas, se houver mais de um objeto envolvido, um diagrama de tempo é usado para mostrar interações entre objetos durante esse período de tempo. Clique aqui para criar o seu diagrama de tempo.
Diagrama temporizado UML desenhado usando Creately

Mencionamos acima todos os tipos de diagramas UML. A UML oferece muitos tipos de diagramas, e às vezes dois diagramas podem explicar a mesma coisa usando notações diferentes. Confira este post no blog para saber mais sobre qual diagrama UML melhor combina com você. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar um comentário.

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

five × four =

Back to top