As melhores técnicas de concepção de ideias para equipes remotas

Toda organização precisa de um suprimento constante de novas ideias criativas para manter-se relevante e à frente de seus concorrentes com sucesso. Por mais necessário que seja, gerar boas ideias novas não é tão fácil como colocar todas as pessoas na equipe numa sala e passar 3 horas inventando quase nada.

Uma boa sessão de concepção de ideias é um trabalho duro. Precisa de um processo bem facilitado, exercícios cuidadosamente concebidos e ferramentas adequadas (especialmente quando uma equipa remota está envolvida) para gerar ideias inovadoras e viáveis.

Nós listamos x técnicas de concepção de ideias para que você possa tentar gerar diversas ideias facilmente, mesmo que sua equipe esteja conduzindo a sessão de concepção de ideias remotamente. Também incluímos modelos online interativos que podem ser abertos no seu navegador e utilizados para colaborar com a equipe simultaneamente durante a reunião.

O que é Concepção de Ideias

A concepção de ideias é o processo pelo qual você gera novas ideias ou soluções, usando técnicas como mapeamento mental, prototipagem, escrita cerebral, brainstorming reverso, etc. Ele também é também a terceira etapa do processo de Design Thinking, onde as ideias são geradas, analisadas e priorizadas para inspirar a inovação de novas soluções.

O processo de concepção de ideias

  • Identifique a necessidade de se conceber uma ideia. Talvez você esteja procurando resolver um problema de organização, apresentar novas ideias de produtos ou serviços, expandir seu alcance de mercado, etc., e especificar essa necessidade irá ajudá-lo a estabelecer um objetivo para a sessão e orientá-lo de forma mais eficaz.
  • Selecione a sua equipe para a sessão de concepção de ideias. Para gerar ideias mais diversificadas, reúna uma variedade de pessoas com diferentes experiências e formações.
  • Destaque a(s) melhor(es) ideia(s) a implementar. Para isso, você precisa ter um conjunto de critérios definidos com os quais as ideias geradas serão avaliadas (isso deve estar pronto antes da sessão). Juntamente com os critérios de avaliação, você também deve determinar as equipes internas que você estará entregando as ideias priorizadas para avaliação ou implementação posterior.
  • A seguir vem a implementação das ideias priorizadas, que envolve a alocação de recursos, atribuição de responsabilidades, mapeamento de fluxos de trabalho, definição de cronogramas e acompanhamento do progresso.

Concepção de ideias por equipe remota

Mesmo quando a equipe está em um só lugar, executar uma sessão de concepção de ideias produtiva pode ser uma tarefa desafiadora. Fazer a sessão online, quando todos estão participando de diferentes locais, pode se prestar a ser ainda mais complicado. No entanto, você só precisa fazer algumas coisas para que uma sessão de concepção de ideias remota seja tão produtiva e perfeita quanto uma feita fisicamente.

  • Escolha sabiamente as suas ferramentas técnicas e mantenha-as no mínimo. Para isso, você precisa identificar as suas necessidades de reunião. Idealmente, você vai precisar de
  • Comunique as expectativas claramente desde o início para evitar perder tempo durante a reunião. Esclareça o objetivo da reunião e quaisquer regras e orientações a que os participantes devam aderir durante os exercícios de ideação que serão levados a cabo.
  • Para aproveitar ao máximo o tempo real da reunião, você pode incentivar os participantes a fazer suas pesquisas e análises antes da sessão. Isso lhe permitirá utilizar mais tempo para discutir e colaborar no desenvolvimento das ideias durante a sessão.
  • Siga a etiqueta habitual da reunião para que a sessão ocorra sem problemas.
  • Comece com um quebra-gelo virtual para que a equipe se aqueça para a sessão.

Técnicas de Concepção de Ideias

As técnicas de concepção de ideias são muitas, portanto, ao escolher uma delas, faça a ligação com o tipo de ideia que você está tentando gerar. Você também pode precisar considerar a experiência em concepção que sua equipe possui e sua produtividade criativa ao selecionar a melhor técnica de concepção de ideias. Aqui estão alguns para escolher:

SCAMPER

O método SCAMPER é uma forma fácil e direta de gerar novas ideias. Permite-lhe inovar num produto, serviço ou processo já existente, olhando para ele a partir de 7 ângulos diferentes.

  • Substituir – o que você pode substituir (ou seja, material usado, pessoas envolvidas, etapas de processo, etc.) em seu produto/serviço para fazer uma melhoria?
  • Combinar – Que ideias, recursos, passos no processo, você pode combinar para gerar um resultado mais eficiente?
  • Adaptar – Que processo, componente ou recurso você deve ajustar para gerar um resultado melhor?
  • Modificar – Que elementos você pode modificar (adicionar mais ou menos) para alcançar o resultado que você deseja?
  • Provar em outro uso – Para que outros fins pode o produto/serviço ser usado? Quem mais pode usá-lo?
  • Eliminar – Que elemento do seu produto ou serviço você pode remover ou reduzir?
  • Reverter/ Reorganizar – Que processo, componente ou recurso você pode reorganizar ou reverter?

Como funciona

Passo 1 – Compartilhe o seguinte modelo SCAMPER com a equipe antes da sessão. Com base em suas necessidades, você pode fazer as edições necessárias em termos de cor, alinhamento, etc.

SCAMPER Template for Ideation Techniques (Modelo SCAMPER para Técnicas de Ideação)
Modelo SCAMPER (Clique no modelo para editá-lo online)

Passo 2 – Identifique o produto existente ou a ideia que pretende melhorar.

Passo 3 – Leve o produto ou ideia identificada através das 7 técnicas de pensamento no SCAMPER, conforme listado acima. Não há sequência ou ordem, você pode começar com qualquer uma das 7 áreas. Você pode conseguir que os participantes adicionem idéias a todas as 7 categorias durante as rodadas ou atribuir uma categoria a uma pessoa ou grupo.

Brainwriting

A escrita cerebral ou brainwriting é uma técnica de brainstorming que faz com que os participantes escrevam as suas ideias num pedaço de papel em vez de as falarem em voz alta. Depois de alguns minutos, eles compartilham o pedaço de papel com outro participante, que então trabalhará na elaboração da ideia da primeira pessoa. É uma ótima técnica em termos de fazer com que membros tímidos e introvertidos da equipe compartilhem suas ideias livremente.

Como funciona

Passo 1 – Crie o seu modelo de brainwriting ou modifique o que modelo abaixo antes de o compartilhar com os participantes. Atribua uma cor a cada participante.

Passo 2 – Tenha um limite de tempo para cada rodada de brainwriting e o número de rodadas para a sessão. Também é importante esclarecer como cada participante deve trocar de coluna (ou seja, no sentido anti-horário ou aleatório, conforme decidido pelo moderador) à medida que melhoram as ideias dos outros participantes.

Passo 3 – Apresente e explique o problema detalhadamente e comece a primeira rodada. Para evitar confusões, você pode numerar ou nomear cada coluna na tela de brainwriting, para que à medida que ela passa, todos saibam em que coluna devem escrever a seguir. Quando o tempo acabar, troque de coluna.

Passo 4 – Na segunda rodada, os participantes devem trabalhar para acrescentar, modificar ou melhorar a ideia escrita pelo proprietário anterior.

Passo 5 – Repita o processo até completar o número definido de rondas. No final da sessão, você pode discutir e analisar as ideias e priorizá-las.

Round Robin

Round robin é outra técnica de brainstorming de grupo que se baseia num processo interativo onde os participantes se baseiam em contribuições anteriores. Embora possa ser realizada tanto em variações escritas como vocais, para uma sessão de ideação remota, a variação escrita adapta-se melhor. É semelhante ao brainwriting.

Como funciona

Passo 1 – Crie seu modelo Round Robin e compartilhe com a equipe antes da sessão ou no início da mesma. Você tem direito a uma única pergunta de “Como podemos?” para a sessão para todos os participantes, ou várias perguntas de “Como podemos?” para cada participante, se você precisar resolver vários problemas simultaneamente.

Passo 2 – Dê tempo a todos para escreverem uma possível solução para o problema identificado ou para a pergunta “Como podemos?”

Passo 3 – A próxima pessoa na fila deve rever esta solução e escrever as razões pelas quais (riscos e bloqueios de estradas) esta solução em particular falhará.

Passo 4 – A próxima pessoa deve então identificar possíveis soluções para eliminar estes riscos e implementar a ideia com sucesso. No final do exercício, a linha inferior deve conter uma ideia sólida e bem articulada que possa ser apresentada.

Passo 5 – Uma vez concluída a sessão, todos podem votar para decidir a ideia mais favorecida.

Para adaptar este exercício a um ambiente on-line, você pode atribuir a cada participante um local específico para começar, atribuindo-lhes um número ou cor. Enquanto o facilitador pode guiar os participantes através dos passos, uma melhor prática encoraja os participantes a passarem sempre para a coluna da sua direita.

Técnicas de Ideias Round Robin Template
Modelo Round Robin (Clique no modelo para editá-lo online)

Mapeamento Mental

O mapeamento mental ajuda-o a estruturar as ideias na sua cabeça e a desenvolvê-las em soluções de pleno direito. Em uma sessão de concepção de ideias remota, você pode fazer com que os participantes trabalhem em um único mapa mental ou mapas mentais individuais na mesma tela.

Como funciona

Passo 1 – Escreva a declaração do problema no meio do mapa mental.

Passo 2 – Escreva possíveis soluções/ideias relacionadas em filiais ligadas ao centro. À medida que se vai construindo em cada uma destas sub-ideias, pode adicionar mais e mais ramos. Em uma tela online, para identificar as contribuições feitas por cada participante você pode atribuir-lhes cores (para cada sub filial em que estão trabalhando ou seu próprio mapa mental na tela).

Passo 3 – Uma vez concluído o(s) mapa(s) mental(ais), você pode analisar as idéias e priorizar as mais viáveis.

Modelo de mapa mental
Modelo de Mapa Mental (Clique no modelo para editá-lo online)

Brainstorming Inverso

O brainstorming inverso é comumente usado na resolução de problemas. Em vez de trabalhar em como resolver um problema, o brainstorming inverso leva os participantes a identificar formas de realmente causar o problema. Isto permite-lhe gerar ainda mais ideias criativas. Também ajuda na identificação de problemas que possam ocorrer no futuro.

Como funciona

Passo 1 – Crie o seu modelo de brainstorming inverso e acompanhe a equipa na forma de o utilizar.

Template de Brainstorming Inverso
Modelo de Brainstorming Inverso (Clique no template para editá-lo online)

Passo 2 – Defina claramente o problema em questão e escreva-o no modelo.

Passo 3 – Reverta o problema, concentrando-se em maneiras de causá-lo ou torná-lo ainda pior. Adicione as ideias que você gera ao quadro.

Passo 4 – Soluções Brainstorm para o problema inverso que você identificou. Aceite todas as ideias contribuídas pelos participantes sem rejeitá-las, nesta fase.

Passo 5 – Revise a lista de soluções geradas e identifique como você pode usá-las para eliminar o problema original.

Passo 6 – Você pode discutir e priorizar estas soluções à medida que você considera quais devem ser implementadas primeiro.

Seis Chapéus do Pensamento

Seis chapéus do pensamento é uma técnica de ideação usada para dar direção à tomada de decisões e ao pensamento em grupo. Explora seis estilos de pensamento representados por seis cores diferentes. Permite à equipa olhar para uma ideia a partir de perspectivas diferentes e obter uma compreensão profunda do potencial da ideia.

Branco – dados, fatos e números

Vermelho – sentimentos, intuições, emoções e palpites

Preto – julgamento, legalidade, moralidade

Amarelo – otimismo, benefícios

Verde – novas ideias, oportunidades

Azul – conclusões, planos de acção, próximos passos

Como funciona

Passo 1 – Prepare uma folha de trabalho que inclua descrições dos seis chapéus e compartilhe-a com o grupo. O facilitador deve decidir uma ordem em que o grupo deve usar os chapéus.

Seis Técnicas de Ideação de Modelos de Chapéus de Pensamento
Modelo Seis Chapéus do Pensamento (Clique no modelo para editá-lo online)

Passo 2 – Defina um limite de tempo para cada chapéu com base no estilo de pensamento relevante. Por exemplo, o estilo de pensar do chapéu verde pode demorar mais do que o vermelho.

Passo 3 – Você pode passar por cada etapa como uma equipe usando o mesmo chapéu ao mesmo tempo e contribuindo com ideias à medida que você vai andando. Ou você pode fazê-lo em rodadas onde cada participante pode usar um chapéu individual de cada vez enquanto adiciona ideias em cada coluna.

Mais Técnicas de Concepção de Ideias

Abaixo estão listados recursos para mais técnicas de concepção de ideias e modelos que você pode usar para gerar ideias remotamente.

Conclusão

A concepção de ideias ajuda-o a descobrir soluções inesperadas e até mesmo, por vezes, a lançar luz sobre as soluções óbvias que lhe podem ter escapado, e a levá-lo a pensar para além delas. Com as ferramentas, técnicas e a equipe certas, idealizar as soluções corretas e viáveis se tornará mais fácil. Esperamos que estas técnicas o ajudem a conduzir sessões produtivas de ideação com a sua equipa remota.

Tem mais técnicas de ideação que você adoraria usar com sua equipe? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo. 

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

twelve − 3 =

Back to top