Tutorial de Fluxograma Completo ( Guia de Fluxograma Completo com Exemplos )

Então queres aprender diagramas de fluxo? Bem, este tutorial de fluxograma vai ensinar-lhe tudo o que precisa de saber. Cobrirá a história dos fluxogramas, símbolos de fluxogramas, como criar fluxogramas, melhores práticas de fluxogramas e incluímos também uma secção para responder a perguntas frequentes sobre fluxogramas. O melhor de tudo é que você pode usar nosso software de fluxograma para desenhá-los.

Creately já tem alguns artigos realmente incríveis cobrindo várias coisas relacionadas a fluxogramas, como significados de símbolos de fluxogramas, como usar raias de natação em fluxogramas, melhores práticas de fluxogramas, estudos de caso e muito mais. Este post no blog simplesmente reunirá toda essa informação e a apresentará de uma forma lógica. Eu adicionei links para diferentes seções para facilitar a navegação. Clique no link relevante para ler rapidamente a seção relevante.

História dos Fluxogramas

Frank Gilberth introduziu os fluxogramas em 1921, e eles foram chamados de “fluxogramas de processo” no início. Allan H. Mogensen é creditado com a formação de pessoas de negócios sobre como usar fluxogramas. A Wikipédia tem um grande resumo da história dos fluxogramas, leia mais na seção wiki.

Símbolos de Fluxograma Significado

Símbolos de Fluxograma encontrados no tutorial do fluxograma e seu significado
Símbolos de Fluxograma

Então, quais são os diferentes símbolos usados num fluxograma? A maioria das pessoas só está ciente de símbolos básicos como processos e bloqueios de decisão. Mas há muito mais símbolos para tornar o seu fluxograma mais significativo. A imagem acima mostra todos os símbolos de fluxograma padrão.

O símbolo mais comum usado em um fluxograma é o retângulo. Um retângulo representa um processo, uma operação ou uma tarefa. O próximo símbolo mais comum é o diamante, que é usado para representar uma decisão.

Existem muitos outros símbolos de fluxograma, como armazenamento de acesso sequencial, dados diretos, entrada manual, etc. Verifique a página de símbolos de fluxograma para uma explicação detalhada de símbolos diferentes.

Embora estes sejam os símbolos padrão disponíveis na maioria dos softwares de fluxograma, algumas pessoas usam formas diferentes para significados diferentes. O exemplo mais comum disto é a utilização de círculos para denotar o início e o fim. Os exemplos neste tutorial de fluxograma vão ficar com os símbolos padrão.

Como desenhar um diagrama de fluxo

Como você desenha um fluxograma? Bem, a nossa ferramenta de fluxograma é um bom lugar para começar. Mas antes de usar diretamente a ferramenta, vamos dar uma olhada em algumas noções básicas.

Existem quatro tipos principais de fluxogramas. Fluxograma de documentos, fluxograma do sistema, fluxograma de dados e fluxograma de programas. Nem todos concordam com esta categorização, mas os princípios centrais do desenho de um fluxograma permanecem os mesmos. Você precisa considerar algumas coisas ao desenhar um fluxograma. Confira 6 dicas úteis sobre como desenhar fluxogramas antes de começar.

Se você está desenhando um fluxograma com muitas partes responsáveis você pode agrupá-los usando as raias de natação. As raias de natação são uma técnica poderosa para aumentar a legibilidade de seu fluxograma, portanto, você deve usá-las de acordo com a situação. Leia usando as raias de natação em fluxogramas para saber mais sobre o processo.

Modelos e exemplos de fluxograma

Embora você possa começar a desenhar fluxogramas por scratch, é muito mais fácil de usar os modelos. Eles o ajudam a reduzir erros e o lembram das melhores práticas a seguir. Se você quiser usar um modelo pronto, vá para a seção de exemplos de fluxogramaion e clique no fluxograma que melhor lhe convier. Clique no modelo a seguir à imagem e você está pronto para desenhar o seu fluxograma.

Abaixo estão dois modelos fora de centenas de modelos de fluxograma disponíveis para o usuário. Clique em qualquer um deles para começar a desenhar fluxogramas imediatamente.

Modelo de fluxograma de reuniões
Modelo de Fluxograma de Reunião (Clique no modelo para editá-lo online)
Processo de inscrição de alunos
Processo de Candidatura Estudante (Clique no modelo para editá-lo online)

Melhores práticas do fluxograma

Há algumas coisas que você pode fazer para que o seu fluxograma seja universalmente aceito. E há algumas coisas que você pode fazer para torná-lo visualmente agradável para os outros também.

Se você planeja compartilhar seu fluxograma ou espera usá-lo em uma apresentação, etc., é aconselhável usar símbolos padrão. Porém, é importante lembrar que a ideia é dar informações de forma fácil de entender. É perfeitamente aceitável usar uma imagem alternativa em vez do símbolo do documento, desde que o público a compreenda.

Manter a seta fluindo para um lado, usar símbolos do mesmo tamanho, nomear os blocos de decisão, processos, setas, etc. são poucas coisas que você pode fazer para torná-lo melhor. A seção de erros comuns cobre a maioria dessas práticas em detalhes.

Erros comuns cometidos ao desenhar fluxogramas

Esta seção destaca os erros comuns cometidos ao desenhar fluxogramas. Algumas das coisas mencionadas aqui são para torná-lo mais bonito e mais compreensível, não tê-los em seu fluxograma não o tornará errado. Como há duas postagens que abordam esses erros em detalhes, vou criar um link para eles neste tutorial de fluxograma.

15 erros que você cometeria involuntariamente com fluxogramas (Parte 1)

15 erros que você cometeria involuntariamente com fluxogramas (Parte 2)

Uso Eficaz dos Fluxogramas – Estudos de Caso

Um tutorial de fluxograma não está completo sem alguns estudos de caso. Abaixo estão três estudos de caso e exemplos da vida real sobre como fluxogramas podem ajudar você a tomar decisões.

Perguntas frequentes sobre fluxograma

A seção de comentários deste artigo está cheia de perguntas. Por favor, note que não vou desenhar fluxogramas para cenários específicos. Abaixo eu respondi a algumas das perguntas mais frequentes.

Q 01: O que é um subprocesso em um fluxograma?

Responda: Às vezes, processos complexos são divididos em subprocessos menores para maior clareza. Assim, um fluxograma pode apontar para um subprocesso diferente dentro do seu fluxo. O símbolo de processo predefinido é usado para mostrar tais subprocessos.

Q 02: Como são usados os fluxogramas na programação de computadores?

Responda: Um programa de computador consiste em muitos processos e fluxos. Os fluxogramas são usados para visualizar os processos e torná-los compreensíveis para pessoas não-técnicas. Eles também são usados para visualizar algoritmos e compreender pseudo-código que é usado em programação.

Comentários e Feedback sobre o Tutorial do Fluxograma

Espero que este tutorial de fluxograma o ajude a criar fluxogramas incríveis. Os fluxogramas são uma excelente forma de apresentar processos complexos de uma forma simples de entender e são utilizados em todo o mundo em muitas indústrias. Se você tiver alguma pergunta sobre desenho de fluxogramas ou tiver alguma sugestão para melhorar este post, sinta-se à vontade para mencionar na seção de comentários.

Mais Tutoriais de Diagramas

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

5 × four =

Back to top