A lista definitiva de organizadores gráficos para professores e alunos

Os organizadores gráficos integram o texto com o visual. Esta tem sido cientificamente comprovada como uma forma eficaz de ensino e aprendizagem. A sua utilização pode ser extremamente útil tanto para professores como para alunos, uma vez que tornará as aulas mais envolventes e de fácil compreensão.

Listamos abaixo vários tipos de organizadores gráficos que você pode usar durante vários cenários, quer você esteja lendo, escrevendo, fazendo pesquisas ou estudando para exames. Cada ferramenta é acompanhada por um modelo que você pode usar imediatamente.

O que são Organizadores Gráficos

Um organizador gráfico é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que é utilizada para organizar informações e ideias de uma forma que seja fácil de compreender e interiorizar. Ao integrar texto e visuais, os organizadores gráficos mostram relações e conexões entre conceitos, termos e fatos.

Os organizadores gráficos podem ser usados em todos os níveis de ensino, e provaram ser ferramentas de aprendizagem eficazes para crianças talentosas e estudantes com necessidades especiais. E com os alunos adultos, os organizadores gráficos podem ajudar a permitir a conexão entre o que eles já sabem e os conhecimentos recém-adquiridos.

Benefícios dos organizadores gráficos

Diferentes tipos de organizadores gráficos podem ser usados em todo o currículo para ensinar, aprender e tomar notas. Eles são fáceis de criar e têm impacto na simplificação da informação.

  • Ajuda a visualizar ou apresentar informações de uma forma que seja mais fácil de compreender, dividindo conceitos ou ideias maiores ou complexas em partes menores e mais simples.
  • Proporciona aos alunos a oportunidade de contribuir e participar ativamente no processo de aprendizagem através da criação de organizadores gráficos.
  • Ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, como brainstorming, pensamento crítico e criativo, categorização e priorização de conteúdo, reflexão, etc.
  • Ajuda a recordar conhecimentos anteriores sobre um assunto e ligá-lo rapidamente a novas informações
  • Promove a auto-aprendizagem. Usando organizadores gráficos para tomar notas, analisar, estudar, etc., os alunos podem se familiarizar com uma aula muito mais facilmente.

Tipos de Organizadores Gráficos

Aqui listamos 19 modelos de organizadores gráficos para ensino e aprendizagem. Com base em seus variados propósitos, você pode utilizá-los na leitura, escrita, pesquisa, brainstorming e análise.

Organizadores Gráficos para a Escrita

1. Mapa de persuasão

O mapa de persuasão é um organizador gráfico interativo que ajuda os alunos a familiarizarem-se com o processo da escrita persuasiva. Ajuda-os a delinear e preparar argumentos para as suas redacções, discursos, debates, etc.

Como utilizá-lo

Passo 1: Escolha um tópico de interesse para o seu ensaio/debate. Faça uma pesquisa adequada à sua volta para recolher informação suficiente.

Passo 2: Defina a afirmação que você quer fazer com o seu ensaio. Comece oseu mapa de persuasão escrevendo isto primeiro.

Passo 3: Ao lado dele, anote as razões para fazer essa afirmação.

Passo 4: Depois anote fatos, exemplos e informações para apoiar o seu raciocínio.

Passo 5: Termine o seu mapa de persuasão com a conclusão do seu ensaio.

Modelo de Mapa de Persuasão Tipos de Organizadores Gráficos
Modelo de Mapa de Persuasão (Clique no modelo para editá-lo online)

2. Gráfico de Sequência

Um organizador gráfico sequencial é uma ferramenta que ajuda a visualizar a ordem dos passos de um processo ou uma linha do tempo de eventos, etc. Também pode ser usado para tomar notas, planejar aulas e escrever redações.

Como utilizá-lo

Passo 1: Identificar as etapas do processo ou evento.

Passo 2: Usando um gráfico de sequências, organize estas etapas em ordem sequencial.

Modelo

Sequência de Organizadores Gráficos Tipos de Organizadores Gráficos
Modelo de Gráfico de Sequência (Clique no modelo para editá-lo online)

Organizadores Gráficos para Leitura

3. Mapa histórico

Um mapa histórico pode ser usado para identificar os diferentes elementos, tais como personagens, enredos de personagens, temas, técnicas, etc. num livro que os alunos estão a ler. É uma ferramenta útil que os professores podem integrar na aula para melhorar a compreensão dos alunos.

Como utilizá-lo

Passo 1: Leia o livro e entenda-o bem.

Passo 2: Discuta os diferentes elementos significativos que estiveram envolvidos na história. Estes podem ser os personagens, cenário, problema e solução, etc. Você pode preencher o mapa da história durante a discussão.

Passo 3: Quando o mapa estiver completo, você pode discutir cada elemento individualmente.

Organizador Gráfico do Mapa de Histórias
Gráfico de Mapa Histórico (Clique no modelo para editá-lo online)

4. Gráfico Organizador de Biografia

Esta é uma ferramenta que ajuda a entender um personagem de um romance, autobiografia, filme ou uma figura histórica mais profundamente. Chama a atenção para vários fatores importantes sobre a vida de uma pessoa.

Como criá-lo

Passo 1: Reúna o máximo de informação possível sobre o personagem que está estudando. Você também pode consultar recursos online, ou perguntar a professores ou especialistas.

Passo 2: Ao analisar as informações recolhidas, isole os fatos que se destacam ou que você considera importantes.

Passo 3: Use o seu organizador gráfico de biografia para apresentar as informações de uma forma apresentável. Você pode adicionar imagens para torná-lo mais compreensível também.

Biografia Organizador Gráfico
Organizador Gráfico de Biografia (Clique no modelo para editá-lo online)

5. Gráfico KWL

O gráfico KWL é usado para recolher informações do conhecimento ou experiência prévia do aluno. Este gráfico de 3 colunas captura as etapas de antes (o que o leitor já sabe), durante (o que o leitor quer aprender) e depois (o que o leitor aprendeu) da leitura.

Como utilizá-lo

Passo 1: Peça aos alunos que façam uma tempestade de ideias sobre o tema selecionado e escreva tudo o que sabem sobre ele na coluna K.

Passo 2: Peça-lhes para gerar uma lista de perguntas sobre o que eles querem saber na coluna W do gráfico.

Passo 3: Durante ou após a leitura do livro/lição, faça com que eles respondam a estas perguntas na coluna L.

KWL Organizador Gráfico Gráfico
Gráfico Organizador KWL (Clique no modelo para editá-lo online)

Organizadores Gráficos para o Ensino

6. Mapa de aprendizagem

Os mapas de aprendizagem retratam visualmente os principais aspectos – habilidades, idéias, conhecimentos – que os alunos devem obter em uma aula. Geralmente fornecem uma visão de alto nível da lição/unidade/curso a ser estudada e a conexão entre seus diferentes componentes. Os alunos também podem usar mapas de aprendizagem na sala de aula para fazer anotações.

Como utilizá-lo

Passo 1: No centro do mapa, escreva o tópico (ou seja, o nome da lição ou unidade)

Passo 2: Faça um brainstorming de ideias e informações relacionadas com o mesmo. Escreva-as nas filiais que saem do centro. Certifique-se de colocá-los de uma forma que faça sentido ensinar ou em uma sequência lógica ao redor do centro.

Passo 3: Adicione conectores entre estes elementos e adicione etiquetas para destacar o tipo de relação entre eles.

Modelo de mapa de aprendizagem
Modelo de mapa de aprendizagem (Clique no modelo para editá-lo online)

7. Organizador gráfico analógico

O organizador gráfico analógico usa a analogia para ajudar os alunos a identificar semelhanças e diferenças entre um novo tópico e um tópico com o qual eles já estão familiarizados.

Como utilizá-lo

Passo 1: Selecione um tópico/conceito que os alunos já conheçam e que seja análogo em certos aspectos ao novo tópico

Passo 2: Apresente o novo conceito e leve os alunos a lê-lo e discuti-lo

Passo 3: Usando um organizador gráfico analógico, peça aos alunos que façam um brainstorming e escrevam semelhanças e diferenças entre os dois tópicos.

Passo 4: Com base no organizador gráfico completo, peça aos alunos para escreverem uma breve descrição do novo tópico

Organizador Gráfico de Analogia Tipos de Organizadores Gráficos
Organizador Gráfico Analógico (Clique no modelo para editá-lo online)

8. Organizador gráfico de vocabulário

Esta ferramenta pode ser usada para avaliar o conhecimento de vocabulário dos alunos. Você pode criar organizadores gráficos incluindo vários elementos para ajudar os alunos a aprender novas palavras, e aprender antônimos e sinônimos.

Organizador Gráfico de Vocabulário
Organizador Gráfico de Vocabulário (Clique no modelo para editá-lo online)

9. Organizador de resolução de problemas

Os organizadores gráficos de resolução de problemas podem ser usados para melhorar as habilidades de resolução de problemas dos alunos. Ajuda os alunos a identificar e avaliar soluções para os problemas.

Como utilizá-lo

Passo 1: Identifique o problema e escrevê-lo na caixa de problemas

Passo 2: Peça aos alunos para depois escreverem porque acham que é um problema em primeiro lugar

Passo 3: Faça-os pensar em todas as soluções possíveis juntamente com os prós e os contras relacionados com eles.

Passo 4: Uma vez escolhida a melhor solução possível, peça-lhes para listar todas as suas possíveis consequências

Passo 5: Os alunos podem então fazer sugestões para melhorar ainda mais a solução selecionada

Problema Solução Organizador Gráfico Tipos de Organizadores Gráficos
Organizador Gráfico de Solução de Problemas (Clique no modelo para editá-lo online)

10. Organizador Gráfico Matemático

Os organizadores gráficos matemáticos são usados para descrever graficamente aos alunos os conceitos matemáticos. Ajuda a simplificar e resolver problemas complexos de matemática.

Como utilizá-lo

Passo 1: Selecione o problema matemático que você deseja identificar e um organizador gráfico relevante que você pode usar para resolvê-lo.

Passo 2: Convide seus alunos ou colegas para colaborar como você desejar.

Organizador Gráfico Matemático
Clique na Imagem para Editar Online e Baixar

Organizadores Gráficos para a Aprendizagem

11. Organizador gráfico da linha do tempo

Os diagramas de linha do tempo são um tipo de organizador gráfico que mostra uma sequência de eventos em ordem cronológica.

Eles são úteis quando se estuda a história, pois você pode usá-los para mostrar os principais eventos históricos que ocorreram durante um período de tempo, juntamente com detalhes importantes, como datas e locais em que eles aconteceram.

Além disso, gráficos de linhas do tempo também podem ser usados para mostrar o progresso de algo (ou seja, o crescimento de um negócio) ou mudanças.

Como utilizá-lo

Passo 1: Identifique os diferentes eventos e a sequência de ordem em que tiveram lugar.

Passo 2: Use um modelo de linha do tempo para organizá-los cronologicamente

Passo 3: Inclua detalhes significativos, como datas, locais e outras informações adicionais, conforme necessário.

Diagrama da Linha do Tempo Modelos de Organizadores Gráficos
Modelo de Diagrama da Linha do Tempo (Clique no modelo para editá-lo online)

12. Gráfico T

Os gráficos T permitem que os alunos estudem duas facetas de um tópico. Por exemplo, desvantagens e vantagens, prós e contras, diferenças e semelhanças, etc.

Como utilizá-lo

Passo 1: Desenhe um gráfico T e escreva as duas áreas que você quer juntar em cada cabeça de coluna.

Passo 2: Escreva fatos em cada coluna enquanto realiza o seu brainstorming.

T Organizador Gráfico Gráfico - Tipos de Organizadores Gráficos
Organizador Gráfico T (Clique no diagrama para editá-lo online)

13. Gráfico hierárquico

Os gráficos hierárquicos visualizam os elementos de um sistema, organização ou conceito desde a sua posição mais alta até à mais baixa. Os alunos podem usar esta ferramenta para compreender as categorias superiores e subordinadas de um tópico e a relação entre eles.

Como utilizá-lo

Passo 1: Identifique o elemento mais importante sobre o tema que você está estudando. Escreva isto no topo do gráfico hierárquico.

Passo 2: Liste abaixo a segunda camada de sub elementos provenientes do primeiro componente que você identificou. Adicione um terceiro e um quarto, conforme necessário.

Passo 3: Ligue-as com linhas para mostrar como estão ligadas umas às outras.

Modelo de Diagrama Hierárquico
Modelo de Gráfico Hierárquico (Clique no modelo para editá-lo online)

14. Diagrama estelar

Os diagramas estelares são usados para organizar as características de um tópico escolhido. Também pode ser usado para fazer brainstorming sobre novos tópicos.

Como utilizá-lo

Passo 1: Selecione o tópico que você quer estudar e escreva-o no centro do diagrama estelar.

Passo 2: Escreva as características ou atributos relacionados com os tópicos centrais em cada ponto da estrela. Ajuste os pontos da estrela, dependendo de quantos traços você escrever.

Organizador Gráfico de Diagramas Estelares
Organizador Gráfico Estelar (Clique no modelo para editá-lo online)

Organizadores Gráficos para Brainstorming

15. Diagrama de Cluster

Os diagramas de cluster podem ser usados para facilitar uma sessão de brainstorming ou para estruturar a geração de ideias e até mesmo para ajudar na exploração de novos tópicos.

Como utilizá-lo

Passo 1: Escolha o seu tópico de interesse para explorar. Isto deve ser colocado no meio do diagrama.

Passo 2: Faça um brainstorming em torno desta ideia principal e invente subcategorias  relacionados com ela. Coloque-os ao redor do centro.

Passo 3: Faça uma tempestade de ideias em torno de cada um das subcategorias e escreva ideias relacionadas à sua volta.

Passo 4: Adicione quantas camadas você quiser. No entanto, use o código de cores para enfatizar cada ramo do pensamento. Isto irá facilitar a leitura e a compreensão do diagrama de agrupamento.

Modelo de diagrama de cluster
Modelo de Diagrama de Cluster (Clique no modelo para editá-lo online)

16. Diagrama de lótus

O diagrama Lotus é uma ferramenta analítica que pode ser usada para decompor tópicos mais amplos e complexos em componentes menores para facilitar a compreensão. Ele pode ser usado para brainstorming e estudo de novos tópicos.

Como utilizá-lo

Passo 1: Desenhe uma grade 3×3 no centro. No quadrado do centro, escreva o tópico principal a ser explorado.

Passo 2: Escreva os subtópicos relacionados à sua volta enquanto faz uma tempestade de ideias.

Passo 3: Desenhe mais 8 grelhas 3×3 à volta da que está no centro. Cada um destes pode ser usado para anotar fatos que você faz um brainstorming em torno de cada subtópico.

Modelo de diagrama de lótus
Modelo de Diagrama Lotus (Clique no modelo para editá-lo online)

17. Organizador gráfico de causa e efeito

Este tipo de organizador gráfico mostra as causas e efeitos de um evento. A causa é a razão pela qual algo aconteceu, e o efeito é o resultado do que aconteceu. A visualização ajuda a compreender claramente as diferentes relações de causa e efeito.

Como utilizá-lo

Usando um organizador gráfico de causa e efeito, identifique as causas e efeitos relacionados com o problema sobre o qual você está estudando ou escrevendo. Pode haver vários modelos de eventos de causa e efeito, tais como uma causa que leva a um efeito ou múltiplos efeitos, ou múltiplas causas que levam a um efeito ou múltiplos efeitos.

  • Uma causa que leva a vários efeitos
  • Várias causas que levam a um efeito (Pode usar um diagrama de espinha de peixe aqui)
  • Cada causa tendo um efeito relacionado
  • Uma causa que desencadeia outra causa que leva a outra
Organizador Gráfico de Causa e Efeito
Organizador Gráfico de Causa e Efeito (Clique no modelo para editá-lo online)

18. Mapa mental

Um mapa mental é uma ferramenta que ajuda a captar o fluxo livre do pensamento e é amplamente utilizado para brainstorming em torno de tópicos. Além disso, também pode ser usado para organizar e agrupar informações sobre um tópico.

Como utilizá-lo

Passo 1: Escreva o tópico que você está a debater no centro.

Passo 2: Nos ramos que emergem do meio, escreva ideias/alguma ideias/alguma ideias.

Passo 3: Expanda cada sub ideia com mais fatos. Você pode continuar a adicionar mais informações ao seu mapa mental até ter o suficiente.

Modelo de mapa mental
Modelo de Mapa Mental (Clique no modelo para editá-lo online)

Organizadores Gráficos para Comparação e Contraste

Aqui listamos 19 tipos de organizadores gráficos para ensino e aprendizagem. Com base em seus variados propósitos, você pode utilizá-los na leitura, escrita, pesquisa, brainstorming e análise. O melhor de tudo é que você pode usar o nosso Comparador e Contraste Chart Maker para desenhá-los.

19. Mapa bolhas duplas

O mapa de bolhas duplas é um dos mapas populares do pensamento. É muito parecido com um diagrama Venn e é usado para identificar qualidades semelhantes e diferentes entre duas coisas.

Como utilizá-lo?

Passo 1: Escreva as duas ideias/temas que você está comparando nas duas bolhas do centro.

Passo 2: Ao fazer um brainstorming e analisar o tópico, anote as diferenças nas bolhas que irradiam do centro.

Passo 3: Escreva as semelhanças nas bolhas que são comuns a ambos os tópicos.

Organizador Gráfico de Mapa Duplo de Bolhas
Modelo de Mapa de Bolhas Duplas (Clique no modelo para editá-lo online)

20. Diagrama Venn

Outro organizador gráfico que o ajuda a representar visualmente uma comparação de diferenças e semelhanças entre dois assuntos, é o diagrama Venn. O que o torna diferente do mapa de bolhas duplas é que ele pode incluir mais de dois tópicos e uma área comum.

Como utilizá-lo

A lista definitiva de organizadores gráficos para professores e alunos

Funciona como um mapa de bolhas duplas.

Passo 1: Escreva os tópicos que estão sendo comparados no topo de cada círculo.

Passo 2: Anote as diferenças ou características únicas dentro do seu próprio setor, evitando a sobreposição de áreas.

Passo 3: Liste as semelhanças na área comum.

Esquema de diagrama Venn
Modelo do Diagrama Venn (Clique no modelo para editá-lo online)

Adicionar à nossa Lista de Organizadores Gráficos para Professores e Alunos

Embora tenhamos abrangido 19 tipos de organizadores gráficos neste post, há muitos mais que podem ser úteis para os nossos usuários.Sabe mais? Mencione na seção de comentários abaixo para continuar expandindo a lista de organizadores gráficos finais. 

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

2 + twelve =

Back to top