A lista definitiva de técnicas de pensamento criativo visual para sua próxima grande ideia

As grandes ideias não acontecem do nada. Para se ter uma ideia nova, é preciso ter o conhecimento e a experiência certos, e a circunstância ideal. No entanto, há técnicas que você pode usar para aumentar sua capacidade de pensar criativamente.

Neste post, vamos analisar técnicas de pensamento criativo que vão ajudar a acelerar o processo. Você pode começar imediatamente com os modelos editáveis fornecidos.

O que é o Pensamento Criativo?

Vamos começar com a definição de pensamento criativo.

Muitas pessoas associam ser criativo a ser capaz de pintar, cantar ou escrever, mas alguém que não é bom em nenhuma dessas coisas ainda pode ser um pensador criativo.

Como? O pensamento criativo é o processo de chegar a algo novo; olhar para um problema a partir de uma nova luz e encontrar uma solução inovadora ou uma solução que não tenha sido pensada antes. Ou, em outras palavras, pensar fora da caixa.

Embora algumas pessoas sejam mais criativas do que outras, o pensamento criativo pode ser desenvolvido com a prática. É uma habilidade que é indispensável para todos, quer você esteja aprendendo ou trabalhando.

Processo criativo

Ideias criativas não só vêm à cabeça. Se você precisa apresentar ideias inovadoras, você precisa definir as circunstâncias para que elas ocorram ou dar ao seu cérebro um material certo para trabalhar. Vamos entender como funciona o pensamento criativo.

De acordo com o livro A Arte do Pensamento por Graham Wallas, há quatro etapas para o pensamento criativo.

Preparação: Aqui é onde você define o problema que você quer resolver ou a necessidade. Então você começa a reunir o máximo de conhecimento possível sobre o assunto.

Incubação: Nesta fase, você estará processando a informação que você reuniu. Em vez de tentar resolver o problema conscientemente, você vai deixar sua mente vagar por conta própria, trabalhando no assunto. Isto vai te levar a mais criatividade. Basicamente, o seu inconsciente estará trabalhando aqui.

Iluminação: Este é o momento “Eureka” que realmente ocorre quando você não está pensando ativamente em uma solução criativa. Você pode estar literalmente tomando um banho quando, de repente, encontra a resposta que procura.

Verificação: Agora é hora de ver se a sua ideia vai realmente funcionar ou não. Nesta última etapa do processo de pensamento criativo, você precisa testar a sua ideia. Use a sua capacidade de pensamento crítico para afiná-la e prepará-la para chegar ao público.

Técnicas de Pensamento Criativo

Listamos abaixo várias técnicas de pensamento criativo que você pode usar para ter ideias criativas mais rapidamente. Os modelos são editáveis instantaneamente; você pode até mesmo trabalhar com outras pessoas da sua equipe na edição dos modelos durante uma sessão de brainstorming.

Diagramas de afinidade

Após uma sessão de brainstorming, reunião ou pesquisa, você acaba com uma carga de informação que precisa ser classificada e categorizada. É aqui que vem o diagrama de afinidade.

O diagrama de afinidade ajuda-o a agrupar os dados com base em temas. Isto facilita a detecção de padrões e conexões entre as informações que você reuniu, permitindo-lhe, assim, apresentar novas ideias ou soluções.

Não sabe como usar o diagrama de afinidade? Pode deixar, nós te ensinaremos com este guia completo de diagramas de afinidade.

Modelo de Diagrama de Afinidade
Modelo de Diagrama de Afinidade (Clique no modelo para editá-lo online)

Brainstorming

O Brainstorming é um dos métodos mais populares de geração de ideias. Você pode fazer isso individualmente ou com um grupo de pessoas.

No brainstorming de grupo, você tem a capacidade de coletar muitas ideias criativas de pessoas com diversas habilidades e experiências.

Existem muitas técnicas de brainstorming por aí, e algumas técnicas úteis de brainstorming visual estão listadas neste post. Consulte este recurso para aprender como realizar uma sessão de brainstorming de sucesso passo a passo.

Mapa Conceitual

O mapa conceitual é uma técnica de ensino e aprendizagem que ajuda a visualizar as conexões entre conceitos e ideias; a organizar pensamentos e a descobrir novas relações, ideias ou conceitos.

Confira nosso guia de mapas conceituais para saber como usá-lo com mais detalhes.

Modelo de Mapa de Conceito para Técnicas de Pensamento Criativo
Modelo de Mapa Conceitual (Clique no template para editá-lo online)

Mapa mental

O mapa mental começa com o conceito chave no centro, o qual você está fazendo o brainstorming. As ideias relacionadas estão ligadas ao centro com linhas.

Ele ajuda-o a captar o seu fluxo livre de pensamentos e a organizá-los numa tela de uma forma que mais tarde lhe permitirá descobrir novas ligações que lhe farão chegar a uma possível solução.

Como ele liga ambos texto e layout visual, ele permite um estilo de pensamento mais criativo.

Modelo de Mapa Mental para Pensamento Criativo
Modelo de Mapa Mental para Pensamento Criativo (Clique no modelo para editá-lo online)

Mood Board

Um Mood Board – assim como uma colagem – é uma coleção de imagens, fontes, cores, ícones, etc., que representam um tema ou estilo em particular. Os Mood Boards também são conhecidos como placas de inspiração e são comumente usados em projetos de design.

Aqui está como usar um Mood Board

Modelo do Quadro de Humor
Modelo de Painel de Sensações (Clique no modelo para editá-lo online)

Técnica SCAMPER

SCAMPER é outra técnica de pensamento criativo de sucesso que é usada para estimular a criatividade durante o brainstorming. SCAMPER significa sete abordagens de pensamento,

  • Substituir
  • Combinar
  • Adaptar
  • Modificar
  • Provar em outro uso
  • Eliminar
  • Reverter

Saiba como gerar novas ideias usando o método SCAMPER aqui.

SCAMPER Template de Técnica
Modelo da Técnica SCAMPER (Clique no template para editá-lo online)

Seis Chapéus de Pensamento

Cada chapéu do Método dos Seis Chapéus Pensantes representa uma perspectiva diferente. É usado durante reuniões ou sessões de brainstorming para permitir que membros da equipe olhem para possíveis soluções a partir de diferentes perspectivas ou direções de pensamento.

Cada chapéu representa um ângulo de pensamento diferente, e durante a sessão, cada membro poderá colocá-lo na sua vez.

Chapéu Banco – fatos e informações

Chapéu Vermelho – sentimentos, intuições, emoções e palpites

Chapéus Preto – julgamento, legalidade, moralidade

Chapéu Amarelo – otimismo, benefícios

Chapéu Verde – novas ideias, oportunidades

Chapéu Azul – conclusões, planos de ação, próximos passos

Consulte este recurso em seis chapéus de reflexão para saber como usá-lo com mais detalhes.

Diagrama dos Seis Chapéus de Pensamento
Diagrama Seis Chapéus de Pensamentos (Clique no modelo para editá-lo online)

Storyboards

Storyboards são uma forma de organizar visualmente as ideias. É uma ferramenta comum utilizada no planejamento de vídeos. Digamos que você esteja planejando um anúncio na TV, você pode começar com um storyboard para organizar graficamente as ideias na sua cabeça. Ao colocá-los num storyboard, você seria capaz de moldar rapidamente a ideia na sua cabeça.

Modelo de Storyboard
Modelo de Storyboard (Clique no modelo para editá-lo online)

Análise SWOT

SWOT significa Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). No planejamento de negócios, a análise SWOT é aplicada em várias situações; na análise da concorrência, análise da situação, planejamento estratégico, avaliação pessoal, etc.

Ele pode ser usado para identificar oportunidades inovadoras eficazes, mitigar ameaças usando pontos fortes, etc.

Quais Outras Técnicas de Pensamento Criativo Você Conhece?

Aqui, nós cobrimos a maioria das técnicas de pensamento visual criativo. Vá em frente e compartilhe conosco a sua técnica de pensamento criativo favorita também.

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

four × four =

Back to top