No centro da modelagem de banco de dados está a idéia de projetar uma estrutura de banco de dados que defina como a informação armazenada pode ser acessada, categorizada e manipulada. É o próprio fundamento de um esforço de projeto de banco de dados, e o modelo de dados específico empregado impulsiona o diagrama do banco de dados e os esforços gerais de desenvolvimento. Continue lendo para saber porque a modelagem é um imperativo de engenharia, bem como algumas das técnicas mais populares de modelos de dados.
Modelagem de bases de dados 101
Fundamentalmente uma base de dados deve ser fácil de usar e deve manter a integridade dos dados de forma segura. Um forte modelo de base de dados também permitirá várias formas de gerir, controlar e organizar as informações armazenadas para executar eficazmente múltiplas tarefas chave. Na fase de projeto, os diagramas da base de dados fornecerão a documentação necessária dos links de dados que facilitam a funcionalidade da base de dados.
Tipos de Técnicas de Modelação de Bases de Dados
Abaixo está uma lista dos métodos mais comuns de modelagem de banco de dados. Observe que, dependendo do tipo de dados e das necessidades do usuário final ao acessar o banco de dados, é possível empregar vários modelos para criar um design de banco de dados mais sofisticado. Naturalmente, em qualquer dos cenários, a produção de diagramas de banco de dados seria necessária para estabelecer e manter altos padrões operacionais. Felizmente, ferramentas de diagramação e design como Creately podem fazer deste esforço uma brisa.
Dos modelos abaixo mencionados, o modelo relacional é o modelo mais comumente utilizado para a maioria dos desenhos de bases de dados. Mas em alguns casos especiais, outros modelos podem ser mais benéficos. Felizmente, a Creately suporta todos os modelos 🙂 .
- Modelo Relacional: Fundamentado na teoria matemática, este modelo de base de dados leva o armazenamento e a recuperação de informação a um novo nível porque oferece uma forma de encontrar e compreender diferentes relações entre os dados. Observando como variáveis diferentes podem alterar a relação entre os dados, novas perspectivas podem ser obtidas à medida que a apresentação da informação é alterada, focando em atributos ou domínios diferentes. Estes modelos podem frequentemente ser encontrados dentro de sistemas de reserva de companhias aéreas ou bancos de dados bancários.
- Modelo Gráfico: O modelo gráfico é outro modelo que está ganhando popularidade. Estes bancos de dados são criados com base na teoria do Gráfico e utilizam nós e bordas para representar os dados. A estrutura é um pouco semelhante às aplicações orientadas a objetos. As bases de dados gráficas são geralmente mais fáceis de escalar e geralmente têm um desempenho mais rápido para conjuntos de dados associativos.
- Modelo Hierárquico: Muito parecido com o organograma comum usado para organizar empresas, este modelo de base de dados tem a mesma aparência de árvore e é frequentemente usado para estruturar documentos XML. Ao olhar para a eficiência dos dados, este é um modelo ideal onde os dados contêm informações aninhadas e classificadas, mas pode ser ineficiente quando os dados não têm uma ligação ascendente para um ponto de dados principal ou assunto. Este modelo funciona bem para um sistema de gestão de informação de empregados em uma empresa que procura restringir ou atribuir o uso do equipamento a determinados indivíduos e/ou departamentos.
- Modelo de Rede: Usando registros e conjuntos, este modelo usa uma abordagem de relação um-para-muitos para os registros de dados. Ramos múltiplos são alocados para estruturas de nível inferior e ramos que são então conectados por vários nós, que representam estruturas de nível superior dentro da informação. Este método de modelagem de banco de dados fornece uma maneira eficiente de recuperar informações e organizar os dados para que possam ser analisados de várias maneiras, proporcionando um meio de aumentar o desempenho do negócio e o tempo de reação. Este é um modelo viável para o planeamento de estradas, comboios ou redes de serviços públicos.
- Modelo Dimensional: Esta é uma adaptação do modelo relacional e é frequentemente usada em conjunto com ele, acrescentando a “dimensão” do facto aos pontos de dados. Esses fatos podem ser usados como paus de medição dos outros dados para determinar como o tamanho de um grupo ou o tempo de um grupo impactou em determinados resultados. Isto pode ajudar um negócio a tomar decisões estratégicas mais eficazes e ajudá-los a conhecer o seu público-alvo. Estes modelos podem ser úteis para organizações com análise de vendas e lucros.
- Modelo Relacional a Objetos: Estes modelos criaram um tipo totalmente novo de base de dados, que combina o design da base de dados com o programa aplicativo para resolver problemas técnicos específicos, aproveitando o melhor dos dois mundos. Até hoje, os bancos de dados de objetos ainda precisam ser refinados para alcançar uma maior padronização. As aplicações deste modelo no mundo real incluem frequentemente campos técnicos ou científicos, tais como engenharia e biologia molecular.
Diagramas de Base de Dados e Seleção de Modelos
Não importa qual método de modelagem de banco de dados você escolher, é imperativo desenvolver diagramas relacionados para visualizar o fluxo e a funcionalidade desejados para garantir que o banco de dados seja projetado da maneira mais eficiente e eficaz possível. O diagrama correto reduzirá as revisões e o retrabalho porque você pode testar o projeto proposto antes de colocar o tempo e as despesas de realmente criá-lo. Os diagramas são também uma ferramenta de comunicação altamente eficaz, especialmente para grandes equipes, uma vez que facilitam uma comunicação clara e rápida.
Se você prefere um software para desktop, Google App ou um aplicativo baseado na Web, Creately tem o que você precisa para facilitar a diagramação colaborativa, incluindo modelos gratuitos de diagramas de banco de dados e exemplos de qualquer tipo de diagrama, como fluxogramas, mapas mentais, quadros de conexão e UML. Creately também fornece plug-ins para plataformas populares, incluindo Confluence, JIRA e FogBugz, para expandir suas capacidades para suportar o desenvolvimento de diagramas de banco de dados.
Fontes:
- http://en.wikipedia.org/
- http://docs.oracle.com/cd/B13789_01/appdev.101/b10828/sdo_net_concepts.htm
- http://infolab.stanford.edu/~ullman/focs/ch08.pdf
- http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/olap.111/b28124/overview.htm