Organização para o sucesso [1]: Mapeie a estrutura da sua organização!

Talvez o recurso mais importante de uma organização seja o seu pessoal. Portanto, o papel que as pessoas desempenham, como interagem através de processos formais e informais e os relacionamentos que constroem são cruciais para o sucesso de qualquer estratégia. Se o seu gerente fosse solicitado a descrever a sua organização, ele provavelmente responderia desenhando um organograma, para mapear a sua estrutura. Mas porque é que uma organização precisa de uma estrutura? Isto é importante porque dá uma imagem clara das linhas de denúncia e ajuda a entender a quem você deve denunciar. Além disso, ao ter linhas de relatório claras, facilita o controle sobre os recursos. A estrutura organizacional é mais como a espinha dorsal da cultura de uma organização, portanto pode afetar diretamente o comportamento, desempenho e motivação dos funcionários. Portanto, ter uma estrutura na sua organização é importante, em vez de deixá-la descuidadamente gerida sem uma estrutura clara.

Tipos estruturais de organização

Ter uma estrutura organizacional eficaz pode aumentar a produtividade, melhorar os custos operacionais e a satisfação dos funcionários. Isto permitirá identificar as posições dentro de uma organização, determinar quem gere que departamentos e definir os níveis e funções individuais na organização. Vamos passar por alguns dos tipos estruturais básicos. Isso o ajudará a entender como cada estrutura da organização se encaixa no ambiente empresarial e os pontos fortes e fracos de cada estrutura.

A Estrutura Simples

Esta não é nenhuma estrutura formal, apenas típica de uma organização dirigida pelo controle pessoal de um indivíduo. É comumente a forma como as empresas muito pequenas operam. Pode haver um proprietário que assume a maior parte das responsabilidades da administração, talvez com um sócio ou um assistente. Contudo, há pouca divisão de responsabilidades e provavelmente pouca definição clara de quem é responsável por quê, se houver mais de uma pessoa envolvida. O principal problema aqui é que a organização só pode operar eficazmente até um certo tamanho, além do qual se torna demasiado pesada e demorada para que uma pessoa possa controlar sozinha.

A Estrutura Funcional

Ela é tipicamente encontrada em empresas com gamas de produtos estreitos, e não diversos. Permite um maior controle operacional a um nível superior; e ligada a isto está a definição clara de papéis e tarefas. Por exemplo, o departamento de marketing seria composto apenas por profissionais de marketing responsáveis pela comercialização dos produtos da empresa. Esta especialização leva a eficiências operacionais onde os funcionários se tornam especialistas dentro do seu próprio domínio de especialização. É o mais adequado para organizações que produzem bens e serviços padronizados em grandes volumes e a baixo custo. O problema mais comum desta estrutura é, no entanto, que a comunicação dentro da empresa pode ser bastante rígida, tornando a organização lenta e inflexível. Portanto, estruturas funcionais podem ser consideradas mais eficazes para organizações que operam em ambientes estáveis.

A Estrutura Multidivisional

A divisão é considerada como uma solução para superar os problemas que as estruturas funcionais têm para lidar com a responsabilidade e a diversidade empresarial. A divisão permite uma adaptação da estratégia do produto aos requisitos de cada divisão separada e pode melhorar a posse da estratégia pelo pessoal de cada divisão. Ao contrário da estrutura organizacional funcional, esta foca um maior grau de especialização dentro de uma divisão específica, para que as divisões tenham os recursos e autonomia, para reagir às mudanças em seu ambiente de negócios específico. Portanto, cada divisão tem, muitas vezes, todos os recursos e funções necessárias para satisfazer as exigências colocadas à divisão. Na prática, porém, uma estrutura multidivisional tem problemas, como o conflito entre departamentos, que é comum devido à concorrência interna e às diferenças de valores e expectativas. Também é mais caro de operar e gerenciar porque cada divisão é considerada sua própria entidade e algumas funções são duplicadas.

Como Organizar uma Estrutura Empresarial – Compartilhe os seus Pensamentos e Abordagem

Embora possa ser difícil determinar quando sua estrutura organizacional atual não está funcionando, especialmente se você não tem uma visão de alto nível da estrutura, deve-se fazer um esforço para identificar se seu negócio cresceu além de sua estrutura ou desenho organizacional atual. Quando a estrutura não está funcionando leva a ineficiências e desperdícios, assim como a possíveis conflitos internos. Se você identificar este tipo de problema, talvez seja hora de repensar a sua estrutura e avançar para uma melhor estrutura da empresa. Depois de olhar para algumas estruturas de organização hoje, observe este espaço para saber mais sobre como organizar a estrutura de uma empresa. Enquanto isso, por favor, avise-nos se tiver alguma pergunta/sugestão, teremos todo o prazer em ajudá-lo.

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

four × two =

Back to top