O Guia Fácil para Planejamento de Desempenho de Funcionários

O planejamento de desempenho é uma ótima maneira de dar um sentido de direção aos funcionários e criar um espaço para que eles possam crescer em sua carreira. Neste guia, discutiremos o que é planejamento de desempenho e o processo.

Alguns modelos úteis também são fornecidos. Você pode editá-los online; basta clicar no modelo para abri-los no editor, modificá-los e fazer o download.

O que é Planejamento de Desempenho?

O planejamento do desempenho dos funcionários é uma área chave na gestão de desempenho que lida com a melhoria e desenvolvimento de desempenho dos funcionários para atingir os objetivos gerais do negócio.

O planejamento de desempenho refere-se ao processo de identificar os objetivos de um indivíduo ou organização e planejar as melhores maneiras de atingi-los. O foco é apoiar o crescimento dos funcionários e ajudar no seu desenvolvimento profissional.

Durante o planejamento de desempenho, os objetivos da empresa e as metas de desempenho devem ser comunicados ao funcionário por seu superior. A formação, os recursos e o apoio necessários também devem ser providenciados.

Um plano de melhoria de desempenho estabelece os passos que um funcionário, que tem um desempenho abaixo do esperado, precisa dar para melhorar seu desempenho.

Por outro lado, um plano de desenvolvimento de desempenho é usado com funcionários que já estão tendo um bom desempenho para que possam identificar novas maneiras de contribuir. Com funcionários com baixo desempenho, pode ser usado para identificar áreas de melhoria, estabelecer metas e desenvolver estratégias para alcançá-las.

Aqui estão algumas boas atividades de formação de equipes para ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe.

Processo do Planejamento de Desempenho

A seguir estão as etapas de planejamento de performance. O planejamento de desempenho é o primeiro passo na gestão de desempenho. Uma vez terminado o planejamento, você passará a implementá-lo, acompanhando e revisando os resultados.

Identifique os pontos fortes de cada indivíduo

Comece por aprender as capacidades dos seus colaboradores, o que, por sua vez, o ajudará a ajustar suas responsabilidades e a personalizar seus objetivos de desempenho.

Uma ferramenta útil que pode ser usada aqui é a análise SWOT. Você pode realizar uma análise SWOT de cada indivíduo que trabalha com você ou fazer com que sua equipe faça uma análise SWOT pessoal por conta própria.

Os resultados irão revelar não só os pontos fortes do indivíduo, mas também as suas fraquezas e as oportunidades e ameaças no que diz respeito à sua carreira.

Modelo pessoal de análise SWOT - planejamento de desempenho
Modelo de Análise SWOT Pessoal (Clique no modelo para editá-lo online)

Estabeleça Objetivos de Desempenho

Considerando a sua força, estabeleça metas de desempenho. Envolva o funcionário durante esta etapa; a sua participação irá ajudá-lo a compreender o plano e para onde ele/ela está indo.

No entanto, antes de estabelecer as metas, é necessário entender os objetivos gerais da organização e da equipe ou departamento que o funcionário representa. Em seguida, certifique-se de que os objetivos de desempenho individual se alinham bem com eles.

Você também precisa ter certeza de que as metas seguem os critérios SMART; que eles sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunos.

Realize uma avaliação de desempenho anual ou semestral para compreender o progresso das metas. Para isso, você deve criar uma simples escala de classificação ou indicadores para avaliar o desempenho.

Modelo de Plano de Carreira - planejamento de desempenho
Modelo de Plano de Carreira (Clique no modelo para editá-lo online)

Defina as Responsabilidades dos Funcionários

Quando você já tiver estabelecido os objetivos que um indivíduo tem que alcançar dentro de um período de tempo, torna-se mais fácil definir suas responsabilidades. Com uma revisão de desempenho, as suas responsabilidades podem mudar, mas eles sempre serão atribuídos a um conjunto básico de funções.

Crie um organograma que transmita claramente o seu lugar na hierarquia da organização ou da equipe e as suas funções e responsabilidades. Isto também permitirá a você ver como eles influenciam o trabalho de seus colegas.

Organograma com Papéis e Responsabilidades
Organograma com Funções e Responsabilidades (Clique no modelo para editá-lo online)

Descreva os Recursos Necessários

Quando as metas de desempenho estiverem claras, identifique os recursos necessários para atingi-las. Eles podem variar desde computadores, material de treinamento até planos de ação.

O plano de ação deve estabelecer os passos que o indivíduo deve dar para alcançar os objetivos. Confira este recurso sobre Planos de Ação para aprender como criar um.

Modelo de Plano de Ação - planejamento de desempenho
Modelo de Plano de Ação (Clique no modelo para editá-lo online)

Crie um Plano de Desenvolvimento

Aqui é onde você inventa um plano ou planos para desenvolver as habilidades, conhecimentos e até mesmo as atitudes dos funcionários que são necessários para alcançar as metas que foram estabelecidas e realizar as novas responsabilidades atribuídas a ele.

Durante esta etapa, os planos de desenvolvimento de carreira são construídos para ajudar o funcionário a entender para onde está indo em sua carreira. Isso terá um impacto positivo na motivação e crescimento pessoal do funcionário.

Caminho de carreira do engenheiro de software - melhoria de desempenho
Plano de Carreira de um Engenheiro de Software (Clique no modelo para editá-lo online)

Continue a Treinar e Aconselhar

À medida que o funcionário cumpre as suas responsabilidades e as etapas estabelecidas no plano de ação para alcançar os objetivos, os seus superiores devem assumir a responsabilidade de dar o apoio necessário para o seu sucesso.

Duas ferramentas que podem ajudá-lo durante esta fase são o modelo GROW e a Matriz de Habilidade e Esforço.

Qual é a sua opinião sobre o Planejamento de Desempenho?

Como você faz o planejamento de desempenho na sua organização? Algum passo adicional ou dicas? Compartilhe-os conosco na seção de comentários abaixo.


Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

16 − 9 =

Back to top