O Guia Rápido para a Criação de um Bom Roteiro de Produto

Do que surgiu como um mapa guia para ciclistas da cidade de Nova York na década de 1890 e mais tarde foi adotado pela Motorola na década de 1980 para alinhar o desenvolvimento de seus produtos e tecnologias, os roteiros percorreram um longo caminho para ajudar as empresas a permanecerem relevantes e competitivas em um cenário onde as necessidades dos clientes mudam com frequência, acompanhando os avanços tecnológicos.

Hoje, os roteiros dos produtos têm desempenhado um papel importante na orquestração do processo de desenvolvimento do produto. Eles ajudam a garantir que as tarefas diárias realizadas pela equipe estejam alinhadas com sua estratégia de negócios de alto nível.

Neste post, nós o acompanharemos por tudo o que você precisa saber sobre roteiros – roteiros de produtos em particular – juntamente com os passos que você precisa seguir para criar um com sucesso. Também fornecemos modelos que você pode editar e personalizar online ou compartilhar com sua equipe para trabalhos conjuntos em tempo real.

O que é um Roteiro?

Um roteiro é uma representação visual de um plano estratégico, destacando os principais passos ou marcos necessários para alcançar o objetivo definido ou um resultado desejado. Dá uma visão rápida do que deve ser feito, do progresso feito e de quem está envolvido.

O seu objetivo é comunicar rapidamente o seu plano às suas partes interessadas, executivos e à equipe, assegurando ao mesmo tempo que estes estão alinhados com a sua estratégia de negócio de alto nível, permitindo-lhes dar o seu melhor.

Um roteiro pode ter a forma de um documento de uma página ou de várias páginas. Cada roteiro é diferente e o que ele parece depende do que você quer comunicar e a quem.

Um roteiro pode destacar,

    null
  • Como as iniciativas se alinham com os objetivos ou estratégia de alto nível (negócio ou produto)
  • Como a equipe atingirá esses objetivos e os recursos de que precisará
  • Quando os resultados principais devem ser entregues
  • Quais equipes e membros da equipe estão envolvidos

Um roteiro é:

  • Não é uma lista de características. Trata-se, de fato, de um plano de alto nível que retrata os objetivos estratégicos e os passos-chave delineados para os atingir
  • Não é um registro de tempo que contenha uma lista de tarefas para completar uma iniciativa. Ao contrário, os componentes estratégicos de alto nível de um roteiro são construídos a partir das tarefas em atraso.
Modelo de Roteiro Como criar um roteiro de produtos
Modelo de Roteiro (Clique no template para editá-lo online)

O que é um Roteiro de Produtos?

Um roteiro de produtos descreve como você planeja alcançar a sua visão de produto. Ele comunica o valor que você espera entregar ao seu cliente e à sua organização, a fim de ganhar o apoio das suas partes interessadas e coordenar o suporte entre eles.

Ele deve fornecer uma visão geral do estado atual do seu produto, bem como de como ele irá evoluir no futuro.

Como Criar um Roteiro de Produtos com Sucesso

Entenda o quadro como um todo

Antes de planejar no que sua equipe deveria estar trabalhando, afaste-se por um momento para entender a visão do produto – por que você está desenvolvendo este produto em primeiro lugar? O que o sucesso do produto trará para o cliente, para a organização e para o mercado, se não para o mundo?

Sem uma noção do quadro geral, as decisões individuais das diferentes equipes envolvidas no processo não serão unidas por uma visão comum, levando assim a esforços descoordenados.

A maneira mais fácil de definir a visão do seu produto é ligá-lo à visão da sua organização ou ao seu propósito de ser. Tudo o que está no seu roteiro de produtos deve apoiar essa visão.

“O roteiro do seu produto deve se encaixar bem entre a visão da sua empresa e seus planos de desenvolvimento, lançamento e operação mais detalhados” – (Roteiros de Produtos Relacionados: Como Definir a Direção Enquanto Abraça a Incerteza por C. Todd Lombardo, Bruce McCarthy, Evan Ryan, Michael Connors)

Dica: Envolva as partes interessadas no início do processo de planejamento do roteiro. Preste atenção às suas preocupações e objeções sobre o que precisa ser priorizado e o que não deve ser priorizado. A sua contribuição é crucial para fazer um roteiro eficaz que todos estejam de acordo.

Defina sua estratégia de produto

Sua estratégia de produto descreve como você irá alcançar sua visão de produto. Ele liga a visão do seu produto e o roteiro do produto, traduzindo a visão em ações que serão destacadas no roteiro.

Estratégia e Roteiro de Produtos em Contexto

A sua estratégia de produto ajuda-o a desenvolver o seu produto futuro e, assim, lançar as bases necessárias para construir o seu roteiro. Sua estratégia de produto deve incluir informações sobre;

    null
  • que tipo de produto será
  • quem irá ser beneficiado (quem são os seus clientes)
  • como vai caber no mercado
  • como irá criar valor para os seus clientes
  • como isso o ajudará a alcançar seus objetivos
O Quadro de Visão do Produto Por Roman Pichler
Quadro de Visão do Produto Por Roman Pichler (Clique no modelo para editá-lo online)

Reúna Entradas

Aqui é onde você coleta todas as informações necessárias para formar o seu roteiro. Existem várias fontes diferentes das quais você pode reunir esses requisitos para desenvolver a solução ideal ou recursos a serem implementados.

    null
  • Partes interessadas internas, como suas equipes de vendas, marketing e suporte, bem como partes externas, como os principais investidores.
  • Utilizadores do seu produto que podem fornecer-lhe uma visão valiosa sobre a utilização dos seus produtos e quais as características a acrescentar.

Alinhe todos em torno das prioridades comuns

Pode ser que haja muitas boas ideias que por vezes o obriguem a trabalhar em todas elas ao mesmo tempo. Na realidade, porém, não se pode implementar tudo de uma só vez, por isso é preciso fazer uma escolha para executar melhor.

Igualmente importante é alinhar todas as equipes – não apenas as equipes de desenvolvimento e produto, mas também as de marketing e vendas – em torno das mesmas prioridades e objetivos. Envolvê-los na tomada de decisões que irão afetá-los, desde cedo e aceitar a sua contribuição para o desenvolvimento do roteiro. A priorização precisa dos compromissos também permitirá fazer o uso mais eficaz do seu tempo.

Modelo de roteiro de produtos Como criar um roteiro de produtos
Modelo de roteiro de produtos (Clique no modelo para editá-lo online)

Identifique os Temas do Roteiro

O seu roteiro deve destacar como pretende fornecer valor aos seus clientes e partes interessadas à medida que se aproxima da realização da sua visão. Estes valores são conhecidos como temas e ajudam a agrupar características, iniciativas ou épicos semelhantes.

Eles descrevem uma necessidade do cliente, problema, ou o que seus clientes irão receber (o trabalho que seu produto/serviço irá ajudá-los a completar). Por exemplo, sob o tema ‘melhorar a experiência de suporte ao cliente’ você pode agrupar iniciativas que ajudem nisso.

Você pode derivar os temas do roteiro do seu produto a partir das iniciativas estratégicas de longo prazo da sua empresa. Você também pode identificar os temas para o seu roteiro de produtos a partir do seu registro de produtos, agrupando as ideias individuais do registro de acordo com suas áreas relacionadas.

Sob os temas, você pode adicionar objetivos para ajudar a avaliar o progresso feito para resolver o problema ou épico do cliente (você também pode adicionar recursos sob cada épico como detalhes adicionais, dependendo da sua necessidade).

Dica: Você pode adicionar diagramas, maquetes, demonstrações ou outras exibições para melhor elaborar o seu tema

Defina Prazos Amplos

Um roteiro é um documento estratégico que se destina a oferecer orientação à sua equipe sobre em que devem focar. Portanto, não deve girar em torno da estimativa de esforços de projeto e desenvolvimento ou datas de lançamento específicas. Um plano de projeto ou um plano de liberação é mais adequado para essas estimativas de tempo.

Ao restringir o seu roteiro com datas de entrega específicas para temas e soluções de roteiro, você estará distraindo a sua equipe com uma pressão desnecessária para se concentrar no tempo e, assim, dificultando o processo de inovação.

O roteiro deve destacar o que precisa ser priorizado em vez de datas de vencimento, portanto, estabeleça prazos amplos como trimestres de calendário ou Agora, Próximo e Mais Tarde para que pareça mais flexível e para evitar o excesso de compromisso.

Personalize o Seu Roteiro para as Suas Partes Interessadas

O processo de desenvolvimento e entrega de um produto envolve diferentes equipes e consiste em iniciativas exclusivas para cada uma delas. Embora a sua equipe de desenvolvimento possa querer ver o aspecto de desenvolvimento do produto no roteiro do produto (ou seja, que tecnologia deverão utilizar, prazo para que o trabalho seja feito, etc.), os seus investidores podem esperar uma visão geral de como pretende aumentar a quota de mercado nos próximos trimestres.

Por isso, é importante adaptar o seu roteiro de produtos para destacar as informações específicas em que estão interessados.

Executivos e gestores de topo: o roteiro do produto que cria para eles pode ter de incluir os elementos que destacou na sua estratégia de produto, e dados relativos ao tamanho do mercado

Equipe de desenvolvimento: requisitos, tarefas individuais, prazos, sprints

Equipe de marketing: você pode precisar ilustrar aspectos como características do produto, como seu produto se posiciona contra o de seus concorrentes e seu potencial para gerar vendas

Equipe de vendas: aqui você pode precisar personalizar o roteiro do produto para mostrar como o produto irá beneficiar seus clientes, bem como cronogramas importantes para os clientes.

Roteiro de produtos Como criar um roteiro de produtos
Roteiro de Produtos (Clique no modelo para editá-lo online)

Revisite e atualize o seu Roteiro de Produtos

Os detalhes no seu roteiro não estão definidos em pedra. À medida que as prioridades da sua empresa mudam, e que as necessidades dos clientes e as tendências do mercado evoluem, será inevitável a atualização do seu roteiro de produtos ao longo do caminho.

Tem mais dicas sobre como criar um roteiro de produtos?

Um roteiro de produtos adequado delineia a sua visão para o seu produto e como o seu produto irá ajudar a alcançar os seus objetivos estratégicos organizacionais.

Esperamos que este post seja um bom ponto de partida para você construir o seu próprio roteiro de produtos. Tem mais dicas sobre como criar um roteiro de produtos? Informe-nos nos comentários abaixo. 

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

six − two =

Back to top