Tutorial do Diagrama de Relacionamento com a Entidade Ultimate (Diagramas ER)

Então você quer aprender diagramas de Relacionamento de Entidade? Este tutorial de diagrama ER irá cobrir a sua utilização, histórico, símbolos, notações e como utilizar o nosso software de diagrama ER para os desenhar. Também adicionamos alguns modelos para que você possa começar rapidamente.

O que é um diagrama ER?

Um Diagrama de Relacionamento Entidade (ERD) é uma representação visual de diferentes entidades dentro de um sistema e como elas se relacionam umas com as outras. Por exemplo, os elementos escritor, romance e consumidor podem ser descritos utilizando diagramas ER da seguinte forma:

Exemplo de Diagrama ER
Diagrama ER com objetos básicos

Também são conhecidos como ERD’s ou modelos ER. Clique nos links abaixo se você quiser aprender algo específico sobre diagramas de ER.

História dos diagramas ER

Embora a modelagem de dados tenha se tornado uma necessidade por volta dos anos 70, não havia uma maneira padrão de modelar bancos de dados ou processos de negócios. Embora muitas soluções tenham sido propostas e discutidas, nenhuma foi amplamente adotada.

Peter Chen é creditado com a introdução do modelo de ER amplamente adotado em seu trabalho “The Entity Relationship Model-Toward a Unified View of Data”. O foco estava em entidades e relacionamentos e ele introduziu uma representação de diagramação para design de banco de dados também.

Seu modelo foi inspirado nos diagramas de estrutura de dados apresentados por Charles Bachman. Uma das primeiras formas de diagramas ER, diagramas de Bachman são nomeados após ele.

Para um histórico detalhado dos diagramas de ER e a avaliação da modelagem de dados, consulte este artigo.

Usos do Diagrama ER

Quais são os usos dos diagramas ER? Onde são usados? Embora possam ser usados para modelar quase qualquer sistema, eles são usados principalmente nas seguintes áreas:

Modelos de ER em Design de Base de Dados

Eles são amplamente utilizados para projetar bases de dados relacionais. As entidades no esquema ER tornam-se tabelas, atributos e convertem o esquema do banco de dados. Como eles podem ser usados para visualizar tabelas de banco de dados e seus relacionamentos, é comumente usado também para resolução de problemas em bancos de dados.

Diagramas de ER em engenharia de software

Os diagramas de relacionamento de entidades são usados na engenharia de software durante os estágios de planejamento do projeto de software. Eles ajudam a identificar diferentes elementos do sistema e suas relações uns com os outros. É frequentemente usado como base para diagramas de fluxo de dados ou DFD’s, como são comumente conhecidos.

Por exemplo, um software de inventário usado em uma loja de varejo terá um banco de dados que monitora elementos como compras, item, tipo de item, fonte do item e preço do item. Renderizar essas informações por meio de um diagrama ER seria algo assim:

Exemplo de diagrama ER com entidade com atributos
Exemplo de diagrama ER com entidade com atributos

No diagrama, as informações dentro das formas ovais são atributos de uma determinada entidade.

Símbolos e notações dos diagramas ER

Símbolos de diagramas ER discutidos neste tutorial de diagramas ER
Elementos nos diagramas das Urgências

Há três elementos básicos em um Diagrama ER: entidade, atributo, relação. Há mais elementos que se baseiam nos elementos principais. São entidade fraca, atributo multivalorizado, atributo derivado, relacionamento fraca, e relacionamento recursiva. Cardinalidade e ordinalidade são duas outras notações utilizadas nos diagramas das Urgências para definir melhor as relações.

Entidade

Uma entidade pode ser uma pessoa, lugar, evento ou objeto que seja relevante para um determinado sistema. Por exemplo, um sistema escolar pode incluir estudantes, professores, cursos principais, disciplinas, taxas e outros itens. As entidades são representadas em diagramas ER por um retângulo e nomeadas usando substantivos singulares.

Entidade Fraca

Uma entidade fraca é uma entidade que depende da existência de outra entidade. Em termos mais técnicos, pode ser definida como uma entidade que não pode ser identificada por seus próprios atributos. Ela usa uma chave estrangeira combinada com a sua atribuída para formar a chave primária. Uma entidade como o item da ordem é um bom exemplo disso. O item da ordem não terá sentido sem uma ordem, portanto depende da existência da ordem.

Diagramas de Relacionamento de Entidades Fracas
Exemplo de entidade fraca em diagramas de ER

Atributo

Um atributo é uma propriedade, traço ou característica de uma entidade, relação, ou outro atributo. Por exemplo, o atributo Nome do item de inventário é um atributo da entidade Item de inventário. Uma entidade pode ter tantos atributos quantos forem necessários. Entretanto, os atributos também podem ter seus próprios atributos específicos. Por exemplo, o atributo “endereço do cliente” pode ter o número de atributos, rua, cidade e estado. Estes são chamados atributos compostos. Note que alguns diagramas ER de nível superior não mostram atributos por uma questão de simplicidade. No entanto, naqueles que o fazem, os atributos são representados por formas ovais.

Atributos em Diagramas ER
Atributos em diagramas ER, Note que um atributo pode ter seus próprios atributos ( atributo composto )

Multivalorizado Atributo

Se um atributo pode ter mais de um valor, ele é chamado de atributo multi-valorizado. É importante notar que isto é diferente de um atributo que tem seus próprios atributos. Por exemplo, uma entidade professora pode ter vários valores de disciplinas.

Atributos multivalorizados em diagramas de relacionamento de entidades
Exemplo de um atributo multivalorizado

Atributo Derivado

Um atributo baseado em outro atributo. Isto é raramente encontrado nos diagramas das Urgências. Por exemplo, para um círculo, a área pode ser derivada a partir do raio.

Atributo derivado em diagramas ER
Atributo derivado em diagramas ER

Relacionamento

Um relacionamento descreve como as entidades interagem. Por exemplo, a entidade “Carpinteiro” pode estar relacionada com a entidade “tabela” pela relação “constrói” ou “criar”. As relações são representadas por formas diamantadas e são etiquetadas com verbos.

Relacionamentos em diagramas de ER
Usando Relacionamentos em Diagramas de Relacionamento de Entidades

Relação Recursiva

Se a mesma entidade participa mais de uma vez em um relacionamento, é conhecida como uma relação recursiva. No exemplo abaixo um empregado pode ser um supervisor e ser supervisionado, portanto há uma relação recursiva.

Relação Recursiva em Diagramas de ER
Exemplo de uma relação recursiva em diagramas de ER

Cardinalidade e Ordenalidade

Estes dois aspectos definem ainda mais as relações entre entidades, colocando a relação no contexto dos números. Em um sistema de e-mail, por exemplo, uma conta pode ter vários contatos. A relação, neste caso, segue um modelo de “um para muitos”. Existem várias notações usadas para apresentar cardinalidade em diagramas ER. Chen, UML, Crow’s foot, Bachman são algumas das notações populares. O Creately oferece suporte às notações de Chen, UML e Crow’s foot. exemplo seguinte usa UML para mostrar a cardinalidade.

Cardinalidade nos diagramas das Urgências
Cardinalidade nos diagramas ER usando notação UML

Como desenhar diagramas ER

Os pontos abaixo mostram como criar um diagrama ER.

  1. Identificar todas as entidades do sistema. Uma entidade deve aparecer apenas uma vez em um determinado diagrama. Crie rectângulos para todas as entidades e nomeie-as correctamente.
  2. Identificar as relações entre entidades. Ligue-os usando uma linha e adicione um diamante no meio descrevendo a relação.
  3. Adicionar atributos para entidades. Dê nomes de atributos significativos para que possam ser facilmente compreendidos.

Parece simples, certo? Num sistema complexo, pode ser um pesadelo para identificar relacionamentos. Isto é algo que só vai aperfeiçoar com a prática.

Melhores práticas do diagrama ER

  1. Forneça um nome preciso e apropriado para cada entidade, atributo e relacionamento no diagrama. Termos que são simples e familiares batem sempre as palavras vagas e de som técnico. Ao nomear entidades, lembre-se de usar substantivos singulares. Contudo, os adjetivos podem ser usados para distinguir entidades pertencentes à mesma classe (empregado a tempo parcial e empregado a tempo inteiro, por exemplo). Entretanto, os nomes dos atributos devem ser significativos, únicos, independentes do sistema e de fácil compreensão.
  2. Remover relacionamentos vagos, redundantes ou desnecessários entre entidades.
  3. Nunca ligue uma relação a outra relação.
  4. Faça uso efetivo das cores. Você pode usar cores para classificar entidades similares ou para destacar áreas chave em seus diagramas.

Desenho de diagramas ER usando o Creately

Você pode desenhar diagramas de relacionamento de entidade manualmente, especialmente quando você está apenas mostrando informalmente sistemas simples aos seus pares. No entanto, para sistemas mais complexos e para audiências externas, você precisa de software de diagramação como o Creately’s para criar diagramas ER visualmente atraentes e precisos. O software de diagrama ER oferecido pelo Creately como um serviço online é muito fácil de usar e é muito mais acessível do que comprar um software licenciado. Também é perfeitamente adequado para equipes de desenvolvimento por causa de seu forte suporte para colaboração.

Templates Diagrama ER

Abaixo estão alguns templates diagrama ER para que você possa começar rapidamente. Clicando na imagem e na nova página que se abre, clique no botão “Usar como Modelo”. Para mais templatess, verifique nossa seção de modelos de diagramas ER.

Modelo de Diagrama ER
Diagrama ER Template da base de dados de exames ( Clique na imagem para usar como template)

Um template básico de diagrama ER para um início rápido

Esquema de Relação de Entidade Modelo de Esquema
Template básico do diagrama ER ( Clique para usar como template)

Benefícios dos diagramas ER

Os diagramas ER constituem uma estrutura muito útil para criar e manipular bancos de dados. Em primeiro lugar, os diagramas ER são fáceis de entender e não exigem que uma pessoa passe por um treinamento extensivo para ser capaz de trabalhar com eles de forma eficiente e precisa. Isso significa que os designers podem usar diagramas ER para se comunicar facilmente com desenvolvedores, clientes e usuários finais, independentemente de sua proficiência em TI. Em segundo lugar, os diagramas ER são facilmente traduzíveis em tabelas relacionais que podem ser usadas para construir bancos de dados rapidamente. Além disso, os diagramas de ER podem ser usados diretamente por desenvolvedores de banco de dados como o modelo para a implementação de dados em aplicativos de software específicos. Por último, os diagramas ER podem ser aplicados em outros contextos, como a descrição dos diferentes relacionamentos e operações dentro de uma organização.

Feedback sobre o Tutorial do Diagrama ER

Fiz o meu melhor para cobrir tudo o que precisas de saber sobre os diagramas das Urgências. Se você acha que eu perdi alguma parte, não se esqueça de mencionar isso nas seções de comentários. É um bom lugar para fazer perguntas também. Se uma pergunta é feita frequentemente, eu a acrescentarei à seção de perguntas frequentes.

Referências

1. Modelo de relacionamento entre entidades, conforme publicado na Wikipédia.
2. Diagrama de Relacionamento de Entidade por Mike Chapple, conforme publicado no site About.com
3. Modelação de Entidade-Relação por Craig Borysowich, conforme publicado no site Toolbox.com

Join over thousands of organizations that use Creately to brainstorm, plan, analyze, and execute their projects successfully.

Get started here

Leave a comment

*
*

9 + six =

Back to top