O Guia Fácil para Resolver Problemas com o Método Seis Sigma DMAIC A metodologia mais utilizada no Seis Sigma é o processo DMAIC. Muitos usam-no para resolver problemas e identificar e corrigir erros nos negócios e processos de fabricação. Neste post, vamos analisar como usar o processo DMAIC para resolver problemas. Você também encontrará modelos úteis e editáveis que você pode usar imediatamente ao implementar a solução de problemas DMAIC na sua organização.
O que são 5 passos para o Six Sigma? O DMAIC é um método orientado por dados, utilizado para melhorar sistematicamente o processo. A abordagem visa aumentar a qualidade de um produto ou serviço, concentrando-se na otimização do processo que produz o resultado. Desta forma, o DMAIC procura fornecer soluções permanentes quando se trata de melhoria de processos. DMAIC é uma sigla que significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (Define, Measure, Analyze, Improve and Control).
Processo DMAIC e Resolução de Problemas
A seguir estão as 5 fases do processo DMAIC, juntamente com os passos que você precisa dar ao usá-lo para resolver problemas. Diferentes ferramentas para cada fase estão disponíveis com modelos editáveis.
Passo 1: Defina o problema
Então há um problema que afeta o seu cliente ou os processos da sua empresa. Neste primeiro passo do método de resolução de problemas DMAIC, você precisa se concentrar em qual é o problema e como ele o afetou como empresa. Há alguns passos que você precisa seguir nesta fase.
–Crie uma declaração de problema que deve incluir uma definição do problema em termos quantificáveis e a gravidade do problema.
– Certifique-se de que os recursos necessários, como um líder de equipe e membros competentes da equipe, e fundos, etc., estão disponíveis.
– Desenvolva uma declaração de objetivos com base na sua declaração de problemas. Deve ser uma meta mensurável e com prazos a serem atingidos.
– Crie um diagrama SIPOC que fornecerá à equipe uma visão geral de alto nível do processo (junto com suas entradas, saídas, fornecedores e clientes) que está sendo analisado. Você também pode usar um mapa de fluxo de valores para fazer o mesmo trabalho.
- Tente entender o processo com mais detalhes, criando um mapa de processo que descreva todas as etapas do processo. Envolva os proprietários do processo ao identificar as etapas do processo e ao desenvolver o mapa. Você pode adicionar faixas para representar diferentes departamentos e as pessoas responsáveis.
Passo 2: Meça o problema
Nesta etapa, você deve medir a extensão do problema. Para fazer isso, você precisa examinar o processo no seu estado atual para ver como ele funciona. O mapa detalhado do processo que você criou na fase de definição pode ajudá-lo com isso. As medidas de base que você precisará analisar nesta fase são a duração do processo, o número de defeitos, os custos e outras métricas relevantes. Estas medidas de base serão utilizadas como padrões com os quais a equipe medirá o seu sucesso na fase de melhorias.
Passo 3: Analise o problema
A fase de análise do processo DMAIC é sobre a identificação da causa raiz que está causando o problema.
–Referindo-se aos mapas de processo e/ou mapas de fluxo de valores que você criou, analise mais adiante o processo para identificar as áreas problemáticas.
– Visualize os dados coletados (tanto na fase da medida como na fase de análise) para identificar sinais de problemas nos processos.
– Use gráficos de Pareto, histogramas, gráficos de execução, etc. para representar dados numéricos. Estude-os com líderes de equipe e proprietários de processos para identificar padrões.
–Com os resultados da análise do seu processo e da sua análise de dados, comece a fazer um brainstorming sobre as causas do problema. Use um diagrama de causa e efeito para capturar o conhecimento dos participantes do processo durante a sessão.
–Usando um diagrama de 5 porquê, reduza as suas conclusões às últimas causas do problema no seu processo.
Passo 4: Melhore (Resolva o problema)
Nesta fase, o foco está na amenização da causa raiz identificada e no brainstorming e implementação de soluções. A equipe também irá recolher dados para medir a sua melhoria em relação aos dados recolhidos durante a fase de medida.
- Você pode gerar várias soluções eficazes para a causa raiz, mas a implementação de todas elas não seria prática. Portanto, você terá que selecionar as soluções mais adequadas.
Para fazer isso, você pode usar uma matriz de esforço de impacto. Ela o ajudará a determinar qual solução tem o melhor impacto e o menor esforço/custo.
–Com base em diferentes soluções, você deve desenvolver novos mapas que refletirão o status do processo uma vez que a solução tenha sido aplicada. Este mapa é conhecido como o mapa do será ou o mapa do futuro estado. Ele dará orientação para a equipe à medida que eles implementam mudanças.
–Explore as diferentes soluções usando o ciclo PDCA e selecione a melhor a ser implementada. O ciclo permite estudar sistematicamente as soluções possíveis, avaliar os resultados e selecionar as que têm maiores chances de sucesso.
Passo 5: Controle (Sustente as melhorias)
Na fase final do método DMAIC, o foco recai sobre a manutenção das melhorias obtidas com a implementação das soluções. Aqui você deve continuar a medir o sucesso e criar um plano para monitorar as melhorias (um plano de monitoramento). Você também deve criar um plano de resposta que inclua passos a serem tomados se houver uma queda no desempenho do processo. Com novos mapas de processo e outras documentações, você deve então proceder para documentar os processos melhorados. Entregue esses documentos juntamente com o plano de monitoramento e o plano de resposta aos proprietários do processo para sua referência.
Quais são os seus pensamentos sobre o método de resolução de problemas DMAIC?
Aqui cobrimos as 5 fases do Six Sigma DMAIC e as ferramentas que você pode usar em cada fase. Você pode usá-las para identificar áreas problemáticas em seus processos organizacionais, gerar soluções práticas e implementá-las eficazmente. Você tem usado o processo DMAIC para melhorar os processos e resolver problemas na sua organização? Compartilhe conosco a sua experiência com a ferramenta na seção de comentários abaixo. Verifique também nosso post sobre Metodologias de Melhoria de Processos para aprender mais sobre as ferramentas Six Sigma e Lean para racionalizar seus processos.